27.4 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Amambai:PME e municípios discutem implantação de DRPC

2007-08-27 13:20:00

Vilson Nascimento

Em uma reunião realizada no prédio do Tribunal do Júri, anexo ao Fórum de Amambai, o MPE (Ministério Público Estadual) e representantes de cinco municípios da fronteira, Amambai, sede do encontro, Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru, discutiram a implantação de uma Delegacia Regional da Polícia Civil em Amambai.

Durante a reunião, que contou com a presença dos Promotores de Justiça da Comarca de Amambai, Dr. Ricardo Rotunno e Rodrigo Yshida Brandão, do delegado de Polícia Civil de Amambai Dr. Claudineis Galinari e do comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar de Amambai, Capitão Jidevaldo de Souza Lima, que é responsável direto pelas subunidades PM de Coronel Sapucaia, Tacuru e Paranhos, foi apresentado um relatório com informações sobre a questão operacional da Polícia Civil na região, número de ocorrências e vários outros quesitos que qualificam a criação de uma Delegacia Regional em Amambai, já que hoje as delegacias dos cinco municípios são subordinada diretamente a Delegacia Regional de Ponta Porã, que, pela grande quantidade de trabalho, encontra dificuldade para atender de forma satisfatória as demais delegacias da região, principalmente as delegacias dos cinco município representados na reunião.

Municípios apóiam a iniciativa- A iniciativa do MPE em buscar a implantação de uma Delegacia Regional em Amambai recebeu total apoio dos municípios que passariam a pertencer a nova DRPC.

O prefeito de Sete Quedas Sérgio Mendes (PDT), que participou da reunião acompanhado pelo presidente da Câmara do município fronteiriço, vereador Dr. Amadeu Hugo Alessi (PSDB), destacou que a implantação de uma Delegacia Regional em Amambai facilitaria bastante o acesso dos administradores e da população, hoje dificultado por conta da Regional estar situada em Ponta Porã. “Ponta Porã é uma cidade grande, por conta disso apresenta bastante problemas e toma a atenção e a estrutura da Delegacia Regional.

Se fosse instalada uma Regional em Amambai certamente facilitaria o acesso e  conseqüentemente a atenção aos municípios da região”, disse o prefeito ao ressaltar sobre a onda de crimes, entre eles roubos e homicídios que tem ocorrido em seu município nos últimos tempos.

O presidente da Câmara de Coronel Sapucaia, vereador Dr. José Segundo Rocha (PT), também destacou a criação de uma Delegacia Regional da Polícia Civil em Amambai como de suma importância, não só para Amambai e Coronel Sapucaia, como para todos os municípios da região.

Estrutura- A implantação de uma Delegacia Regional em Amambai traria para o município e região, muitas conquistas, entre elas, melhor estruturação da Polícia Civil na fronteira para atender a população, como o aumento de efetivo, criação de um setor especializado para o atendimento a mulher, além peritos criminalistas, o que daria mais agilidade e precisão na apuração dos crimes.

Outra conquista importante com a chegada de uma Delegacia Regional da Polícia Civil em Amambai seria a instalação, no município, de um IML (Instituto Médico Legal). Sem IML na região, hoje os corpos de vítimas de Amambai e toda a região, inclusive Paranhos e Sete Quedas, são encaminhados para o IML de Ponta Porã ou Dourados para serem submetidos a exames necroscópicos e lavam muito tempo para a liberação para os familiares.

Segundo o Ministério Público Estadual um relatório com todas as previsões de gastos para a implantação da DRCP será elaborado nos próximos dias uma comissão composta pelo MPE, representantes da Polícia Civil e dos municípios da região encaminharão a documentação aos órgão competentes na busca pela viabilização da criação da Delegacia Regional em Amambai. 

Acompanharam a reunião na manhã dessa segunda-feira em Amambai, além das autoridades já citadas, o prefeito de Amambai Sérgio Barbosa (PDT), o presidente da Câmara de Amambai, vereador Osvaldo Machado Franco, o “Coconho” (PR), os vereadores de Amambai Anderson Mansano (PR), Andréia Jaqueline Casagrande Raymundo (PSDB), Daniel Riquelme (PTB) e Josué Carlos de Barros, o “Josué da Pedreira” (PMDB).

Os vereadores de Coronel Sapucaia Maria Eloir Flores Vilante (PMDB), Celso Cabral (PP) e Sandra Luiza Barbosa (PT), Antônio Dantas, o “Toninho”, secretário de governo da Prefeitura de Paranhos, que representou o prefeito Dirceu Bettoni (PSDB) na ocasião e o vereador Gilberto Alves Ferreira (PSDB) que representou o Poder Legislativo de Paranhos na reunião de trabalho.

Tacuru, cuja Polícia Civil também é subordinada a Delegacia Regional de Ponta Porã não enviou representantes tendo em vista que o prefeito, Dr. Cláudio Barcelos (PR) e os vereadores do município estão em viagem a Brasília, porém também já teria manifestado apoio à implantação da Delegacia Regional em Amambai.


Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete