26.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Amambai:Sentinela realiza palestras em escolas

2007-08-23 01:35:00

A equipe do programa Sentinela e a rede de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes realizaram na última semana palestras na escola municipal Flávio Derzi e no Centro Educacional Infantil Sonho de Criança, ambos localizados na vila Limeira, em Amambai.

A palestra serve como instrumento de divulgação do programa e visa informar os pais, professores e a própria criança sobre os temas relacionado á sexualidade. Para as crianças de educação infantil, é realizado um teatro com os personagens Tonico e Leninha. O teatro tem uma linguagem mais acessível, transmitindo as informações através da cartilha para as crianças colorirem. Para os pais, através de um diálogo, são expostos os principais pontos do programa e alertadas as famílias para eventuais casos que possam ocorrer.

Além da divulgação de serviços como o disque denúncia nacional – fone 100, Polícia Militar – 190, Conselho Tutelar – 348-11990 e Programa Sentinela 3481-5000, o Programa Sentinela, que é desenvolvido pela secretaria municipal de Assistência Social, oferece atendimento psicológico, jurídico e social ás crianças e adolescentes e suas  famílias.

Entre os objetivos do programa está a realização de ações preventivas e punitivas para resolver o problema de abuso e exploração sexual que aflige a sociedade. Através do sentinela, foi criada uma rede de enfrentamento com a integração das várias instituições, ações, serviços para proteger, prevenir, tratar e assegurar os direitos das crianças e adolescentes. A rede é composta por representantes da secretaria de Educação, secretaria de Saúde, secretaria de Assistência Social, Conselho Tutelar, Polícia Militar, Funasa e Fórum.

A equipe do programa sentinela é composta por uma psicóloga, Alfrani Batista de Souza , assistente social, Priscilla da Silva Lopes e a pedagoga e coordenadora do programa Edir Escobar Tobias. Estiveram representando a rede de enfrentamento nas palestras realizadas a diretora do Flávio Derzi, Vera Lorenzeti, da secretaria de Saúde, a agente comunitária Adacléia Vieira, e a conselheira tutelar Maria Helena Rolin.


Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete