12.2 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Cursos do Senar/MS qualificam trabalhadores rurais de Amambai

2014-12-22 10:18:00

A cerimônia de certificação dos 196 formandos nos cursos oferecidos pelo Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural foi celebrada com entusiasmo por todos os envolvidos, em especial pela equipe do Sindicato Rural de Amambai. Os alunos foram certificados na noite desta quinta-feira (18), em Amambai.

Com 35 mil habitantes, o município de Amambai, localizado na região Sul do Estado, se prepara para a reabertura de importantes empresas que tinham paralisado as atividades, mas que já confirmaram a volta das atividades no primeiro semestre de 2015.

O secretário de Desenvolvimento Municipal, Odil Ruques, reafirmou o interesse em continuar a parceria com o Senar/MS, via Sindicato Rural. "Os cursos oferecidos este ano foram muito importantes para gerar mão de obra qualificada e o Senar contribuiu muito ao abrir turmas de Moleiro e Assistente de Planejamento e Controle de Produção. Estamos comemorando o retorno do funcionamento do frigorífico da região, de um curtume e possivelmente de uma fábrica de ossos. Nossa expectativa então é continuar a parceria e qualificar ainda mais trabalhadores", declarou.

Amambai teve, ao longo do ano, 79 turmas de capacitações oferecidas pelo Senar/MS nos programas Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, FPR – Formação Profissional Rural, PS – Promoção Social, Inclusão Digital e Com Licença Vou à Luta. Ao final das qualificações, 1.014 pessoas foram aprovadas e darão início a uma nova fase da vida profissional.

O superintendente do Senar /MS, Rogério Beretta, agradeceu a parceria do sindicato e pontuou que o grupo de mobilização está cumprindo a missão da instituição. "Nossa meta é que cada sindicato seja o representante máximo do Senar na sua região e Amambai está cumprindo com dedicação. Para nós não existe diferença entre trabalhador ou patrão, todos são nossos clientes e serão bem recebidos sempre", destacou.

Capacitação Pronatec – Edson Antunes de Souza, 34 anos, participou do curso de Moleiro, apesar de trabalhar no ramo há mais de 10 anos. "Atualmente trabalho em uma empresa de Sementes aqui na cidade, mas assim que fiquei sabendo do curso me interessei. Foi gratificante e aprendi bastante, tanto na teoria quanto na prática e quero participar de outras capacitações", revelou.

A atividade de moleiro consiste na classificação e análise de grãos é uma das boas oportunidades oferecidas pelo agronegócio no Estado. Este profissional faz a seleção e acompanha o processo de moagem dos grãos de soja e milho. Para atender propriedades produtoras de grãos, armazéns e indústrias relacionadas aos grãos, o Senar/MS, iniciou no ano passado a formação neste segmento profissional.

Claudecir Fenandes Cardoso é outro veterano no trabalho de seleção de sementes, mas confessou ter aprendido técnicas atualizadas para acrescentar no cotidiano. "Gostei muito do que aprendi na capacitação. Não é porque tenho 20 anos de profissão que não tenho que aprender mais. Pelo contrário, temos que nos reciclar sempre", avaliou. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Enquete