32.8 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Mais de 200 indígenas da Aldeia Amambai recebem certificação do Senar/MS

2014-12-22 09:16:00

O município de Amambai, localizado na região Sul de Mato Grosso do Sul, registra a segunda maior população indígena do país e abriga a Aldeia Amambai, com cerca de nove mil famílias das etnias Guarani-kaiowá. Nesta quinta-feira (18), 209 indígenas foram certificados por concluírem capacitações do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

Com a parceria do Sindicato Rural de Amambai foi possível a realização de qualificações como Horticultor Orgânico, Tratorista, Corte e Costura, Produção Artesanal de Produtos de Limpeza e por intermédio do Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, os cursos de Moleiro e Assistente de Planejamento e Controle de Produção, na vertente de ILPF – Integração, Lavoura, Pecuária e Floresta.

O cacique líder da Aldeia indígena Guarani-Kaiowá Amambai, Italiano Vasques, foi um dos formandos, pois participou do programa de Inclusão Digital, junto com dois filhos. Ele comemorou o certificado e relatou a transformação que a comunidade indígena apresentou após participar dos cursos. “Agradecemos o apoio do Sindicato Rural e do Senar por nos proporcionar conhecimento, profissão e uma forma de melhorar de vida. Vários moradores participaram das capacitações. Já temos uma cooperativa das mulheres que produzem sabão e aguardamos para 2015 cursos voltados para o setor alimentício e de assistência rural”, pontuou o cacique.

Vasquez explicou que a maior dificuldade da comunidade para cultivar lavouras vem da falta de conhecimentos referente ao período correto de plantio, análise do solo e atraso no recebimento de insumos agrícolas. “Nossa etnia sempre gostou de trabalhar com plantação, porém, muitas vezes, não conseguimos acompanhar o tempo de preparação e plantio dos nossos vizinhos. O resultado é que nossa colheita é bem menor, por isso, estamos muito satisfeitos com o apoio do Sindicato Rural e do Senar, pois, estamos aprendendo muito sobre agricultura”, acrescentou.

Na avaliação do presidente do sindicato, Diogo Peixoto da Luz, os resultados superaram as expectativas programadas, mas, só foram possíveis por causa do apoio do Senar/MS e da equipe de mobilização dos cursos. “É muito gratificante participar desta cerimônia de certificação e observar que todos os presentes estão determinados em melhorar as condições de vida. Com apoio do Senar conseguiremos mais adesões e desenvolvimento econômico para nosso município”, ressaltou.

Durante o evento, o superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta, detalhou aos presentes as ações educativas previstas para 2015 e também explicou a importância do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural. “Em 2014, contabilizamos 900 produtores atendidos pelo programa. Nossos técnicos promovem a análise da propriedade e explicam para os proprietários vários fatores que influenciam na melhora da produção, independente do tamanho da propriedade e cultura escolhida”, considerou.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete