32.8 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Simted de Amambai participa de Assembleia Geral na Fetems

2014-12-20 11:46:00

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Educação Básica de Amambai (Simted) e vice-presidente regional da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems), professora Olga Mariano Tobias, e o professor Humberto Vilhalva participaram da última Assembleia Geral do ano realizada pela Fetems na terça-feira (16/12), na sede da federação, em Campo Grande. Estiveram presentes representantes dos 73 sindicatos afiliados.

Assuntos relacionados à valorização da categoria, como a aplicação do piso nacional para 20horas/aula; repasse do índice oficial de reajuste, divulgado pelo Ministério da Educação (Mec); democracia na educação; aprovação do Plano Estadual de Educação e criação dos Planos Municipais de Educação e também a expectativa das lideranças sobre as ações dos governos federal e estadual para a educação foram pautas do encontro.

De acordo com Olga Mariano, a orientação é que a categoria fique mobilizada e acompanhe o comportamento dos representantes políticos nos temas referentes ao desenvolvimento da educação e no cumprimento das conquistas do magistério. Olga ressalta alguns assuntos, tratados na assembleia, como essenciais para garantir os avanços desejados pela categoria:

Piso Nacional

Olga afirma que a categoria tem que estar mobilizada para garantir a implantação do piso nacional para 20horas/aula e o repasse do índice oficial de reajuste divulgado do Mec, a partir do dia 1º de janeiro.

Planos da Educação

Outra bandeira de luta, ressaltada pela presidente, é a implantação dos Planos de Educação Estadual e Municipal. Segundo ela, o Plano Estadual de Educação (PEE) foi aprovado pelo legislativo estadual na quinta-feira (18/12) e agora vai para sanção do governador. No município de Amambai, continua Olga, a implantação do plano municipal é uma das reivindicações da categoria para o próximo ano.

Hora atividade de 2013 será paga a partir de janeiro de 2015

Segundo Olga, de acordo com o Pacto firmado em 2012, o valor correspondente a 1/3 de hora atividade será pago para os professores que estavam em sala de aula em 2013, a partir de 2015, já que se refere ao horário de planejamento.

Remoção de professores em estágio probatório

Na manhã de quinta-feira (18/12), no Ministério Público, a Fetems consolidou mais uma importante conquista para os professores da rede estadual de ensino de MS: o direito a remoção para quem se encontra em estágio probatório.

Reajuste Salarial

De acordo com a direção da Fetems, o reajuste salarial dos professores da rede estadual ficará em torno de 25%, a partir do dia 1º de janeiro de 2015, incluindo o índice oficial do Mec, previsto para ser de 13%.

Olga lembra também que com a unificação da carreira dos profissionais administrativos somam nos últimos dois anos reajuste salarial de 29,5%.

Audiência

O Simted de Amambai encaminhou ofício ao executivo municipal de Amambai requerendo audiência para o mês de janeiro. O sindicato quer tratar com o prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa, os seguintes assuntos: correção do piso nacional do salário para o mês de janeiro de 2015, conforme o índice publicado pelo Mec; reforma do estatuto e estabelecimento de uma política salarial, para os próximos anos, com vistas a aplicação do piso para 20 horas.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Enquete