17.1 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Prefeitura de Amambai realiza força tarefa em combate à Dengue e Chikungunya

2014-11-19 13:57:00

A Prefeitura de Amambai, através do Comitê de Combate à Dengue, das Secretarias Municipais de Saúde, Serviços Urbanos, Obras e Agricultura, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado, Polícia Militar, entidades em geral e voluntários definiu a data para realização de ação intensiva de combate à Dengue e Chikungunya, doenças transmitidas através da picada do mosquito Aedes Aegypti. Os dias “D” da ação serão 20 e 21 de novembro (quinta e sexta-feira).

No último Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), Amambai registrou 2.30, percentual considerado alto e que coloca o município, ao lado de Terenos, entre os que apresentam situação mais preocupante no Estado.

Durante a ação, serão realizadas visitas domiciliares em todas as vilas do Município. As equipes, compostas de agentes epidemiológicos, agentes de saúde, equipes da secretaria de saúde, serviços urbanos e demais populares voluntários, recolherão materiais que possam acumular água e darão a destinação correta. O Comitê orienta que tudo seja colocado em sacos plásticos, para facilitar o recolhimento. “Pneus velhos, recipientes e pequenos entulhos serão recolhidos. É importante ressaltar que galhos e móveis não serão recolhidos, pois não fazem parte da operação”, orienta o agente de vetores, Leonildo Acosta.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Sérgio Périus, a Secretaria de Saúde, através do Controle de zoonoses encaminhou recentemente várias toneladas de pneus velhos para reciclagem. “Além do trabalho de coleta e reciclagem de pneus, Amambai também emprega as chamadas ‘iscas’, armadilhas que apresentam bons resultados no combate ao mosquito. Depois de atrair os mosquitos, as armadilhas os retêm, diminuindo a quantidade de agentes transmissores das doenças”, explica.

“Só conseguiremos ter um resultado real e satisfatório quando toda a sociedade se empenhar no combate ao mosquito transmissor. Ele está nas ruas, nos terrenos baldios, mas está principalmente nas casas, em recipientes e lugares que muitas vezes não percebemos”, avalia Sergio Barbosa, Prefeito Municipal. “É dever de todos acabar com os focos e livrar a cidade desses males”, conclui.

Foram realizadas duas reuniões para definição das táticas adotadas para a força tarefa. Na sexta-feira (14), na sala de reuniões da Prefeitura Municipal, compareceram representantes do Executivo, Exército, Polícia Militar, Defesa Civil, entidades religiosas, escolas e de algumas associações de moradores. Na segunda-feira (17), o presidente do comitê, Reginaldo Prudente, coordenou uma reunião com agentes de saúde no auditório da Semed (Secretaria Municipal de Educação). “Amambai e o Estado estão em alerta. É importante que realizemos uma ação mais forte, que envolva a sociedade civil e os agentes públicos. É o que será feito nos dias 20 e 21”, explica.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete