20.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Conselho Rural reúne-se com presidente da Agraer

2007-08-17 09:51:00


                A Prefeitura municipal, através da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Amambai (CMDR), realizaram reunião com diretores da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Expansão Rural), na quarta-feira, 15, no  plenário da câmara de vereadores do município.

                Na oportunidade, membros do CMDR e o prefeito Sérgio Barbosa entregaram ao presidente da Agraer, José Antonio Roldão, documento contendo informações sobre a situação agropecuária do município e solicitando ações de apoio para o fomento da atividade no meio rural.

                Durante o encontro, que contou com a presença de representantes dos segmentos dos setores da pecuária, agricultura, piscicultura, apicultura, bacia leiteira e hortifrutigranjeiros, foram debatidos assuntos referentes ao desenvolvimento da atividade agropecuária junto aos moradores das aldeias indígenas, assentamentos e pequenos produtores rurais do município. A necessidade de parceria entre os órgãos governamentais como a Funai, Agraer e prefeitura, foi reforçada pelos presentes. A apoio com assistência técnica foi a principal reivindicação apresentada pelos produtores. 

                A secretária de Desenvolvimento Econômico, Zélia Rodrigues Borges, fez um relato da situação produtiva do município e falou da necessidade de realizar parcerias com os órgãos federal e estadual para garantir o atendimento aos pequenos produtores rurais do município. “A prefeitura sozinha não consegue atender a demanda. Temos no município cerca de 10 mil indígenas, dois assentamentos rurais e cerca de 500 produtores rurais para serem atendidos”, disse a secretária.  

                O diretor presidente da Agraer, José Roldão, afirmou que o  governo esta reestruturando o órgão e que as reivindicações apresentadas pelo CMDR serão consideradas para a elaboração do plano de trabalho da regional. “O nosso interesse é tornar a Agraer mais ágil, eficiente e menos burocrática”, afirmou Roldão.

                O prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa, disse que a administração municipal tem trabalhado no sentido de fomentar a produção e a comercialização dos produtos. “Atendemos cerca de 500 produtores com preparo de terra, incentivamos a produção, industrialização e comercialização de mel, peixe e culturas de subsistência. Através de palestras, seminários e cursos estamos fomentando a criação de cooperativas”, concluiu o prefeito.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete