12.7 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Prefeitura de Amambai realiza mutirão de exames oftalmológicos

2014-10-21 15:42:00

Neste sábado (18), a Prefeitura de Amambai, através da Secretaria de Saúde e com o apoio da Semed (Secretaria Municipal de Educação), realizou mutirão de consultas oftalmológicas. O mutirão de consultas acontece no Posto de Saúde Central e atende cem pessoas por mês.
O atendimento é realizado em alunos da Reme (Rede Municipal de Ensino), que compõem 40% do total de pacientes e em pessoas que procuram espontaneamente pela Secretaria de Saúde, afim de consultar ao oftalmologista (60% do total).

Em dois meses, 163 pares de óculos foram entregues

Após serem examinados previamente pelo médico oftalmologista Dr. Roberto Paioni Gasparini e sua equipe e havendo a necessidade do uso do óculos, o paciente é encaminhado imediatamente ao oculista, onde é permitido a prova e escolha de armações, valorizando dessa forma a autoestima e qualidade de vida dos contemplados com o programa. O oculista também atende no Posto Central durante o mutirão.

O prefeito municipal, Sérgio Barbosa, destaca a importância da iniciativa para atender as famílias menos favorecidas. “Somente quem usa óculos sabe avaliar o quanto é difícil conviver com deficiência de visão e não poder contar com os óculos para as atividades mais elementares”, observa. “É papel do poder público municipal olhar para essas pessoas e atende-las nessa necessidade, proporcionando qualidade de vida e cidadania à nossa gente”, ressaltou. Esclareceu ainda a origem dos recursos utilizados no programa: “O dinheiro utilizado para a contratação do médico oftalmologista e aquisição dos óculos, é cem por cento oriundo de recursos próprios. Recursos estes que só puderam ter essa finalidade mediante um grande esforço da nossa administração e secretarias, que contribuíram com a economia dos valores públicos”, informou o prefeito.

Cirurgias de catarata são realizadas pela prefeitura em Amambai

Através do atendimento, são detectados pacientes que necessitam de cirurgias de catarata. Desta forma, são encaminhados para o processo cirúrgico, realizado no próprio município, sendo que apenas na última semana de agosto foram realizadas 35 cirurgias deste tipo, dentre os quais, 23 pacientes são de Amambai. Foram realizadas, em apenas um mês, um número maior de cirurgias que o realizado nos últimos dois anos.
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete