26.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Prefeitura de Amambai entrega 78 pares de óculos para a população

2014-10-18 09:38:00

Com o objetivo de contribuir com o bem estar e garantir um tratamento digno à população, a Prefeitura Municipal de Amambai, através da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação entregou, neste dia 17 de outubro, 78 pares de óculos para a população. Dentre os contemplados, 40% fazem parte da Reme (Rede Municipal de Ensino) e são beneficiados pelo programa “Saúde na Escola”. Os outros 60% são compostos por pessoas devidamente cadastradas pela Secretaria Municipal de Saúde, que procuraram espontaneamente pelo programa.

Todos os contemplados foram examinados previamente pelo oftalmologista Dr. Roberto Paioni Gasparini e sua equipe, que, somente depois da consulta, atestaram a necessidade de uso dos óculos.

Sérgio Barbosa destacou a importância da iniciativa para atender as famílias menos favorecidas. “Somente quem usa óculos sabe avaliar o quanto é difícil conviver com deficiência de visão e não poder contar com os óculos para as atividades mais elementares”, observa. “É papel do poder público municipal olhar para essas pessoas e atende-las nessa necessidade, proporcionando qualidade de vida e cidadania à nossa gente”, ressaltou. Esclareceu ainda a origem dos recursos utilizados no programa: “O dinheiro utilizado para a contratação do médico oftalmologista e aquisição dos óculos, é cem por cento oriundo de recursos próprios. Recursos estes que só puderam ter essa finalidade mediante um grande esforço da nossa administração e secretarias, que contribuíram com a economia dos valores públicos”, informou o prefeito.

Os óculos foram fabricados após realização de licitação e a empresa vencedora, “Ótica Universitária”, através de seu proprietário Valter, contribuiu com o bem estar dos contemplados pelo projeto, possibilitando que os mesmos experimentassem e escolhessem a armação mais adequada. Segundo a prefeitura municipal, a meta é atender cerca de 1.200 pessoas por ano com a entrega de óculos. “Nosso desafio é atender a demanda num período de seis meses”, argumentou Barbosa.

Para o vereador Carlinhos Nascimento, é de grande importância a realização e continuidade do programa. “Podemos ver que a prefeitura demonstra preocupação em garantir a sequencia dessa ação, que é essencial para os beneficiados. Muitas pessoas não se atentam ao valor que tem esse auxilio, pois a partir do uso dos óculos, os contemplados poderão ter maior acesso ao conhecimento e principalmente maior bem estar e qualidade de vida”, avaliou. Pastor Lucivaldo, presidente do Conselho Municipal de Saúde avaliou como positiva a ação realizada pela Prefeitura local: “Amambai indiscutivelmente está em boas mãos. A população é privilegiada por ter gestores preocupados com o bem estar e qualidade de vida do povo”.

O presidente da Câmara de Vereadores, Robertino Dias, agradeceu a dedicação que o poder executivo tem demonstrado em atender os anseios da população amambaiense. “São atitudes como esta, vistas como pequenos gestos para o poder público, que fazem a diferença na vida dos amambaiense”, finaliza.

Durante a solenidade, a população ainda foi informada sobre o cronograma de cirurgias de cataratas no município, sendo que apenas na última semana de agosto foram realizadas 35 cirurgias deste tipo, dentre os quais, 23 pacientes são de Amambai. Foram realizadas, em apenas um mês, um número maior de cirurgias que o realizado nos últimos dois anos.

A Prefeitura de Amambai tem mantido um plano de governo que transformou para melhor a área da saúde, com destaque para investimentos no Hospital Regional, onde são realizados atendimentos e cirurgias eletivas das mais diversas áreas, como ortopedia, pediatria, obstetrícia, entre outras.

O secretário municipal de Saúde, Pedro Humberto, a Secretária de Educação, Vera Lorensetti, o Secretário de Administração, Rodrigo Selhorst, o presidente da Câmara de Vereadores de Amambai, Robertino Dias, o vereador Carlinhos Nascimento, bem como representantes das Secretarias Municipais e da empresa Ótica Universitária, da cidade de Campo Grande, responsável pela fabricação dos óculos, também participaram da solenidade.
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete