31.5 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Ensino básico: Amambai terá apoio na educação

2007-08-16 07:01:00

Após obterem baixos indicadores na área da educação básica, 1.242 municípios com piores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica, dentre eles 25 de Mato Grosso do Sul, irão receber as ações suplementares de assistência técnica e financeira do Ministério da Educação. A partir de setembro os recursos começam a ser liberados, o total é de R$ 1 bilhão que serão repassados até abril do ano que vem.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse em entrevista à Agência Brasil, que na primeira etapa devem ser atendidos cerca de 100 municípios. A previsão é que os primeiros convênios com as prefeituras sejam assinados em 6 de setembro. A adesão dos municípios é voluntária e implica no cumprimento de metas para aumentar o Ideb.

Os convênios só são assinados depois que o MEC e as prefeituras elaboram um plano de trabalho para melhorar o sistema de ensino. Por conta disso, os municípios passam por visitas de consultores do Ministério. A intenção é realizar um diagnóstico do sistema educacional: verificar as deficiências, se é problema de infra-estrutura ou formação de professor. “É preciso fazer um plano estruturado de médio e longo prazo para sustentar suas escolas. O apoio vai chegando à medida que o diagnóstico vai sendo feito", disse o ministro.

A média semanal de visitas aos municípios, segundo o ministro, é de 20 a 30. Com isso a previsão é que em um ano seja concluída a meta do Plano de Desenvolvimento da Educação. Em Mato Grosso do Sul os municípios que obtiveram os menores índices do Ideb são: Alcinópolis, Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Antonio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bataiporã, Bela Vista, Bonito, Corguinho, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos Do Buriti, Eldorado, Inocência, Itaquiraí, Japorã, Juti, Ladário, Miranda, Mundo Novo, Nioaque, Novo Horizonte do Sul e Santa Rita do Pardo.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete