26.6 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Amambai:Moradores reclamam de lixo e esgoto

2007-08-15 15:24:00

Vilson Nascimento

Moradores da Vila Estrela, residentes nas proximidades do Cemitério Municipal Santo Antônio em Amambai, reclamam do lixo jogado na rua pelos próprios funcionários do cemitério e do esgotamento da água das chuvas que, segundo eles, escorre de dentro de cemitério e toma conta das ruas da região.

Até um abaixo assinado com cerca de 60 assinaturas já teria sido colhido pelos moradores e encaminhado para a Câmara Municipal reclamando da situação, mas o problema não foi resolvido. Segundo os moradores ao desmanchar túmulos e realizar a limpeza no interior do cemitério os funcionários depositam todo o lixo, formado por pedaços de concretos e restos de sepulturas, entre eles flores e coroas, a céu aberto na rua Castelo Branco que passa ao lado do cemitério. “Até ossos humanos já encontramos em meio a lixo”, disse um morador.

Procurado pela reportagem, o administrador do cemitério, José Alberto confirmou que o cemitério não tem um local específico para depositar o lixo que produz e todo o lixo é jogado na rua. “Não temos local para colocar a grande quantidade de lixo que o cemitério gera e nossa única saída é depositar na rua para coleta posterior”, disse o diretor ao relatar que em períodos entre 30 e 60 dias a Prefeitura realiza o recolhimento dos entulhos.

Moradores também jogam- Além dos funcionários do cemitério, os próprios moradores da região não contribuem e, seguindo o exemplo dos funcionários públicos, jogam lixos na beira do muro. Em visita ao local nossa reportagem constatou que até marcenarias instaladas na região usam a rua como “depósito” para pó de serragem, agravando mais ainda o problema no local.

Outro Problema- Outro problema apontado pelos moradores está relacionado aos dias de chuva. Segundo eles em períodos chuvosos a água que ajunta no interior do cemitério sai para a rua através de buracos abertos no muro, já para essa finalidade, e a enxurrada acaba passando em frente às casas. “Não sabemos até que ponto esses túmulos são impermeáveis. Corremos riscos dessa água estar contaminada”, relatou um dos responsáveis pelo abaixo assinado.

Prefeitura busca solução, diz secretário- Procurado pela reportagem o secretário de serviços urbanos do município, Francisco Assis dos Santos informou que a Prefeitura de Amambai tem conhecimento do problema e está buscando uma solução.

Em relação ao lixo depositado, Assis informou que a Prefeitura não dispõe de uma estrutura, como contêiner, para manter no local para o depósito dos dejetos, porém a limpeza da rua onde o lixo é jogado ocorre de 10 em 10 dias.

Em relação à água das chuvas que escorrem pelas ruas da região, o secretário informou que a Prefeitura já tem um projeto de asfaltamento para aquele setor da cidade, o que acabaria de vez com o problema, tendo em vista a implantação de galerias da águas pluviais.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete