27.4 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Câmara entregou “Título de Cidadão” a personalidades em Amambai

2014-09-20 18:40:00

Vilson Nascimento

A Câmara Municipal realizou sessão solene na noite dessa sexta-feira, dia 19 de setembro, para a entrega de “Título de Cidadão Amambaiense” a três personalidades que se destacaram ao logo de suas carreiras profissionais atuando em prol da sociedade local.

Receberam o Título de Cidadão, a mais alta comenda outorgada pelo município de Amambai a uma personalidade, o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ/MS), Desembargador Joenildo de Souza Chaves, que atuou como juiz de direito na comarca local no ano de 1.980, o médico, Dr. Carlos Antônio de Freitas Elias e o advogado e assessor jurídico aposentado da Prefeitura de Amambai, Dr. Jackes Ferreira da Silva.

Segundo o presidente da Casa de Leis, vereador Roberto Dias (PSDB), os três homenageados são cidadãos com relevantes serviços prestados em prol da sociedade de Amambai.

“São pessoas que deixaram e ainda estão deixando suas marcas junto à sociedade amambaiense, por isso consideramos a outorgação desses títulos como mais que merecidos”, disse Roberto Dias.

O presidente da Casa de Leis também ressaltou que a outorgação do Título de Cidadão é uma homenagem, não só do Poder Legislativo, mas sim de toda a sociedade amambaiense, já que a Câmara Municipal e os vereadores são os representantes legítimos de toda a população, escolhidos através do voto.

Homenageados se emocionaram

Ao fazerem uso da palavra os três “novos cidadãos amambaenses”, Joenildo Chaves, Jackes Ferreira e Carlos Elias, falaram da emoção em receber a comenda.

Dr. Jackes relembrou quando, há 34 anos deixou seus familiares e amigos no interior de Minas Gerais para se mudar para Amambai e dedicar grande parte de sua carreira advocatícia atuando como procurador jurídico da Prefeitura local, defendendo os interesses do município e de sua população.

O Desembargador Joenildo de Souza Chaves, que é natural do Estado da Bahia, lembrou o período que exerceu a magistratura como juiz de direito na comarca de Amambai.

Ele relembrou que naquela época ele presidia as sessões do Tribunal do Júri justamente no local onde ora ocorria a sessão solene de entrega de títulos de cidadão, ou seja, no próprio plenário da Câmara Municipal de Amambai, e o Fórum da cidade ficava situado em uma edificação de estrutura precária ao lado da atual sede do Poder Legislativo local.

Dr. Joenildo, que estava acompanhado pela esposa, Clarice Maciel Souza Chaves, também fez questão de relembrar que a primeira filha do casal, apesar de ter nascido em outra cidade, foi gerada em Amambai e o médico, Dr. José Luiz Moreira Saldanha, diretor-proprietário da Casa de Saúde Divina Providência, foi quem fez todo o acompanhamento pré-natal.

Apresentação do Coral do TJ/MS

Dentro da programação da cerimônia de entrega dos títulos de cidadão, os presentes puderam acompanhar uma brilhante apresentação do Coral do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, que entoou o Hino Nacional.

Com uma voz contagiante, Clarice Maciel Souza Chaves, esposa do Desembargador Joenildo, cantou o hino de Mato Grosso do Sul e participou de outras apresentações junto ao coral.

Autoridades e membros da sociedade

Além do presidente da Câmara Municipal, vereador Roberto Dias, estiveram presentes na sessão solene de entrega de “Título de Cidadão Amambaiense” na noite dessa sexta-feira, o vice-presidente da Câmara de Amambai, vereador Jaime Bambil, os vereadores autores das proposições que concederam os títulos aos homenageados, vereador Deivid Nicoline (Desembargador Joenildo Chaves), Carlos Roberto Batista do Nascimento, o “Carlinhos” (Dr. Carlos) e Luiz Fernando Fischer (Dr. Jackes), além dos vereadores, Roberto Rojo Rodrigues, o “Roberto Protético”, Valter Brito da Silva, Anílson Rodrigues de Souza, o “Prego” que já estava na vida pública quando o Desembargador Joenildo Chaves foi juiz em Amambai, Ailton Salgado Rosendo, Ilzo Victor Arce e Daniel Riquelme.

Os vereadores Roberto Peres e Luciney Bampi não se fizeram presentes na sessão solene em virtude de viagens.

A sessão solene também foi acompanhada pelo prefeito de Amambai, Sérgio Diozébio Barbosa, pelos desembargadores do TJ/MS, Sérgio Fernandes Martins e Marcelo Câmara Rasslan, os juízes de direito da 1ª e da 2ª vara da comarca de Amambai, Dr. Ricardo da Mata Reis e Pedro Henrique Freitas de Paula, o vice-presidente da Ordem dos Advogados de Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Dr. Mansour Elias Karmouche e o presidente da 10ª Subseção da OAB/MS em Amambai, Dr. André Vicentin, entre outras autoridades e personalidades.

O deputado estadual Márcio Monteiro também se fez presente em Amambai na sexta-feira a noite e parabenizou o Desembargador Joenildo Chaves e demais homenageados com o título de Cidadão Amambaiense.

Após a sessão solene, os homenageados, seus familiares e as autoridades presentes na solenidade participaram de um jantar oferecido por meio de uma parceria entre a Câmara Municipal de Amambai, a Prefeitura local e o TJ/MS, no clube de campo Recanto dos Caytés.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete