26.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Nicanor Alves do Amaral: 101 anos e muitas lições de vida

2014-09-20 11:22:00

Sérgio Santos

Amambai ainda era Nhu-Verá. Caravanas iniciavam a exploração da erva-mate. As riquezas atraiam muitas famílias de outras regiões. No esteio das transformações, no dia 15 de setembro de 1913, nasceu Nicanor Alves do Amaral. São 101 anos traduzidos não em uma, mas em várias lições de vida.

Fonte inesgotável de boas histórias e referência para várias gerações, além de leitor assíduo do jornal A Gazeta, seo Nicanor está sempre bem disposto para uma prosa, revelando uma energia admirável. “Adoro passear pela cidade”, revela. Segundo ele, é uma excelente receita para resgatar boas lembranças.

Não abre mão da leitura do jornal. “Acho ótimo. Gosto de acompanhar as informações sobre política, variedades”, diz. São dez anos como assinante.

Origens e família
Neto do desbravador gaúcho José Alves Cavalheiro, que liderou algumas das primeiras caravanas de exploração da erva-mate, Nicanor casou-se, em 1938, com Paulina Macena do Amaral, a dona ’Nena’.
Foram mais de sete décadas de convívio e oito filhos. Depois vieram quatorze netos, 21 bisnetos e um tataraneto. Dona Paulina faleceu em abril de 2011.

Cidadania e profissões
Nicanor Alves do Amaral foi fundador do Rotary Club. Como vereador, presidiu a Câmara. Também teve uma vida profissional das mais ecléticas, tendo atuado como professor, mecânico de máquinas leves e pesadas, chaveiro, armeiro, ferreiro, ourives e relojoeiro. Não bastasse, iniciou o ciclo da fotografia profissional no município.

Conhecido e prestigiado, trabalhava em conjunto com Dona Nena. “Muitas vezes, como durante a época das campanhas políticas, nos dividíamos para cumprir os trabalhos”, explica.

Inventor
Entre as muitas histórias, uma chama especialmente a atenção. Certa vez, após concluir um curso de eletrônica por correspondência, inventou o próprio rádio. ‘’Funcionava muito bem’’, argumenta.

Conselheiro
Com o reconhecimento, Nicanor Alves do Amaral passou a ser uma espécie de ‘consultor’. Não raro, é procurado por políticos e representantes de outros segmentos. Sem titubear, distribui conselhos com a sabedoria e a humildade de quem conhece a fundo a vida da cidade.

Nicanor guarda com apreço a placa de reconhecimento do Rotary Club de Amambai, outorga dedicada à sua ‘’visão humanista e espírito solidário’’.

Amizades não têm preço
Grato à vida, elege como maior presente a sua legião de amigos. ‘’Não vou mencionar ninguém, pois certamente deixaria alguns de fora, mas com certeza os amigos são a maior dádiva da nossa vida’’, pondera.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete