18.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Prefeitura de Amambai abre inscrições para o Programa Profuncionário

2014-09-17 06:47:00

A prefeitura de Amambai, através da secretaria municipal de Educação em parceria com a secretaria de Estado de Educação, anuncia a abertura das inscrições para o Programa Profuncionário no município.

As inscrições acontecem no período de 18 a 26 de setembro, na escola municipal Antônio Pinto da Silva, no horário das 18 às 21h30.

No total, serão disponibilizadas 120 vagas, sendo 60 para funcionários das escolas da rede municipal e 60 para funcionários das escolas da rede estadual. O curso vai ser realizado na escola Antônio Pinto da Silva.

De acordo com a secretária municipal de Educação, professora Vera Lorensetti, a implantação do programa atende reivindicação da categoria e garante melhorias na qualidade da educação pública oferecida no município.

Vera destaca, ainda, que o programa visa melhorar a qualidade da educação pública, através da valorização dos servidores, da participação democrática de toda a comunidade escolar e pela construção de novas competências dos técnicos que serão formados.

“Estamos cumprindo com mais um compromisso assumido pelo prefeito Sérgio Barbosa e garantindo qualificação para os trabalhadores da área da educação”, conclui a secretária.

Cronograma

Divulgação do edital e inscrição: 18 a 26 de setembro de 2014;
Seleção dos inscritos: 29 e 30 de setembro de 2014;
Divulgação dos selecionados: 01 a 10 de outubro de 2014;
Matrículas dos selecionados: 13 a 23 de outubro de 2014.

ProFuncionário

O principal referencial do Profuncionário se encontra no art. 61 da LDB 9394/96, nos termos da Lei nº 12.014, de 6 de agosto de 2009, que consagrou os funcionários de escolas, devidamente habilitados e efetivados. Este é um programa que visa: *Oferecer formação profissional, em nível médio, aos profissionais administrativos, que atuam nos sistemas de ensino da educação básica pública.

*Reconstruir a Identidade do funcionário administrativo como Educador não docente. *Formar Técnicos em Secretaria Escolar, Infraestrutura Escolar e Alimentação Escolar.

Com a evolução do papel da escola a ação educativa desenvolvida passa a não se restringir apenas à importante atuação do professor, abrangendo, também, as demais relações sociais pelas ações educativas. Esse novo contexto social fez da escola um espaço de múltiplos papéis, o que requer o envolvimento de todos os profissionais da e ducação com vistas à formação do aluno.

O Ministério da Educação/MEC criou por meio do Parecer/CNE/CEB nº 5/2005 a vigésima primeira Área Profissional de Serviço de Apoio Escolar, cujas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação profissional nessa Área Profissional foi instituída pelo parecer CNE/CEB nº 16/2005, aprovado em 03/08/2005 e homologado pelo Ministro da Educação em 26/10/2005, contribuiu efetivamente para a realização do Profuncionário, buscando unir as dimensões técnicas e pedagógicas imprescindíveis para a formação humana, comprometida, ética e profissionalmente com a construção de uma educação de qualidade para todos.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete