Gazeta de Amambaí

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Sexta-Feira, 21 de Fevereiro de 2014 às 17:44

Câmara recebe relatório sobre números da Dengue em Amambai

De acordo com o setor de epidemiologia, desde novembro do ano passado o município não tem caso confirmado da doença.

Clique na Imagem para ampliá-la

A coordenadora municipal de epidemiologia, Rosa Linda Rodrigues, no momento da apresentação do relatório sobre a Dengue ao presidente da Câmara de Amambai, vereador Roberto Dias. (Fotos: Vilson Nascimento)

Vilson Nascimento

O presidente da Câmara Municipal, vereador Roberto Dias (PSDB) recebeu, na quinta-feira, 20 de fevereiro, um relatório sobre os números da Dengue em Amambai.

O relatório, que foi entregue pela coordenadora epidemiologia do município, Rosa Linda Rodrigues, aponta que de primeiro de janeiro até essa quinta-feira (20) Amambai teve apenas sete notificações de suspeita de Dengue.

“Dessas sete, três os resultados apontaram como negativo para a doença e outros quatro ainda estão em análise”, informou Rosa Linda ao ressaltar que nos meses de novembro e dezembro do ano passado (2013) todos os casos notificados também apresentaram resultado negativo.

Medidas preventivas

Rosa Linda Rodrigues também informou ao presidente da Câmara que o setor de epidemiologia do município, que conta com sete controladores de vetores, tem adotado medidas preventivas em todos os casos notificados.

“Ao tomar conhecimento da existência da suspeita da doença, de imediato realizamos do bloqueio regular da área e adotamos as medidas preventivas, mesmo antes de sair o resultado definitivo”, ressaltou a coordenadora.

Rosa Linda também destacou o trabalho realizado no final do ano passado em conjunto com o Exército Brasileiro e as secretarias municipais, entre elas, a Secretaria de Serviços Urbanos, que recolheu lixo e entulho que poderiam servir de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da Dengue, como de fundamental importância para a prevenção da doença.

Segundo a coordenadora, outro fator importante para a prevenção é o trabalho de conscientização da população desenvolvido regularmente pelos agentes comunitários de saúde de Amambai, orientando as pessoas sobre a necessidade de manter seus quintais limpos e evitar água parada, onde o mosquito pode botar seus ovos.

Roberto Dias destaca iniciativa

Ao receber o relatório, o presidente da Câmara de Amambai, vereador Roberto Dias, destacou a iniciativa do setor de epidemiologia do município em apresentar detalhes sobre a questão Dengue, que é uma preocupação, não só em Amambai, mas em todo o Estado e até no País.

Dias também parabenizou o trabalho desenvolvido pelo setor de epidemiologia do município e ressaltou a importância da participação da população na prevenção à Dengue.

“Temos visto por meio desse relatório que a Prefeitura e os setores responsáveis vêm fazendo muito bem sua parte em relação a prevenção e o combate a Dengue. Cabe a nós, cidadãos, contribuirmos com esse trabalho mantendo nossos terrenos limpos e não deixando água parada para a formação de criadouros e a proliferação do mosquito”, ressaltou o presidente.

De acordo com Roberto Dias a iniciativa do setor de vigilância epidemiológica, em apresentar ao Poder Legislativo um relatório detalhado dos trabalhos dos trabalhos realizados é um exemplo a ser seguido, pois possibilita aos vereadores, terem o conhecimento real do que está sendo realizado, garantindo legitimidade no momento de abordar e debater o tema na tribuna da Casa de Leis.

Fonte: A Gazeta News

COMPARTILHE

IMPRIMIR

   
  • Mais Notícias
  • Mais Lidas
  • Mais Cidade

Copyright © A Gazeta News.
Todos os Direitos Reservados.
Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que citada a fonte.