26.7 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vereador Coconho termina semestre com missão cumprida

2007-07-21 10:18:37

                O presidente da Câmara, Osvaldo Machado Franco, o Coconho (PR) avalia com muito entusiasmo o primeiro semestre do Legislativo amambaiense. O recesso parlamentar, conforme manda a Lei, começou dia 17 e encerra no dia 30 de julho. Coconho teve um papel importante como fiscalizador, como administrador e como legislador, atendendo e cobrando ações em favor da população.

                Nesse primeiro semestre exerceu seu trabalho de fiscalizador encaminhando a CGU – Controladoria Geral da União, documentos cobrando providências sobre má aplicação de recursos públicos nas construções de quadras dasvilas Alcindo , Jussara, e Guape ; cobrando o reinicio da construção da quadra da Escola Fernando; construção da praça da vila limeira, má qualidade do asfalto da Varocopa. “É nossa obrigação estar fiscalizando a aplicação dos recursos públicos em nosso município”, comenta Coconho.

 Matérias – Na última sessão ordinária, de segunda-feira, dia 16, o vereador Coconho apresentou indicação para a Vila Guape, pedindo manutenção de ruas, com cascalhamento para melhorar o trânsito de pessoas, bicicletas, motos e carros. Coconho lembrou que o prefeito fez o cascalhamento na Vila Cristina e serve de modelo para que seja feito em outras vilas que não possuem asfalto. “O próprio prefeito prometeu a vila que faria essa obra, mas também nos preocupamos em legalizar a nossa vila, que ainda não existe no papel oficial”, comentou.

                Outra reivindicação atende a diretoria do sertãozinho, fazenda campinas, que enfrenta problema de estradas que estão em abandono. “Ali tem um povo trabalhador e merece a nossa atenção”, comenta. Ainda na última sessão Coconho cobrou melhorias para o som do ginásio de esportes e a contratação de mais profissionais para atender as crianças que praticam esportes. “Hoje temos um trabalho bonito sendo feito ali, com as crianças, mas é necessário aumentar o numero de professores e melhorar os equipamentos de som”, comentou. 

 Balanço da gestão – Coconho fez um balanço do primeiro semestre e comentou sobre a valorização dos funcionários e vereadores da Casa de leis. “Venho de uma empresa grande que é o Banco do Brasil e passei a experiência que tive lá. Então a primeira coisa é dar condições para trabalhar, respeitar e valorizar o funcionário. E aos vereadores, demos condições para trabalharem, com tratamento igualitário.

                Atualizamos o pagamento do funcionário, que sai direto na conta do Banco do Brasil. E o recesso é recesso mesmo, vamos aproveitar esse período para fazer a pintura do prédio, e recuperar o que é público. 

 Parte prática – Fizemos a recuperação do prédio, tiramos algumas goteiras que prejudicava o forro de gesso, colocamos grades nas janelas, melhoramos o equipamento de som, e sobre a sessão, mudamos os sistema de apresentação das matérias. Hoje cada vereaor lê as suas matérias, numa seqüência lógica, coloca em discussão, e o povo entende. Dinamizou o serviço.

                Coconho acrescenta que foram adquiridos computdores, foi instalado um IP para transmitir a sessão em áudio e vídeo pela internet através do site da câmara. “É uma inovação inédita em MS, só tem na Assembléia e na Câmara de Campo Grande. Então seremos, a primeira cidade do interior de MS a ter esse serviço. “E tudo feito dentro da legalidade e da respnsabilidade porque temos que dar satisfação de tudo o que fazemos”, disse.

                Coconho também comentou sobre os trabalhos no plenário que melhorou. “Discutimos nossos assuntos, defendemos nossas idéias, mas com respeito, porque existe o regimento interno, a constituição federal que tem que ser respeitadas. Aquelas picuinhas não contribuem com nada, criamos o conselho  de ética, entrei com esse projeto e foi aprovado, e melhorou o nosso trabalho”, disse. Coconho também falou do “Amor Pela Fronteira”, evento realizado no ano passado e que teve seqüência esse ano com o Encontro Microrregional que reuniu legisladores da região e representantes do Executivos municipais. “Esse encontro vai trazer resultados positivos para a nossa cidade e região. E as reivindicações e a cópia da ata estão entregues as autoridades competentes, deputdos estaduais , federais, senadores, e governo do estado, que mostram a realidade da nossa fronteira, com os assuntos prioritários.

 Participação e Respeito – “Participamos de todos os encontros da nossa cidade, que envolve as nossas entidades, sempre enviamos um representante, participando ativamente desses eventos. Em duas oportunidades fui até Dourados, para participar da audiência pública sobre os indígenas, porque em Amambai temos os mesmos problemas nessa área que Dourados e também sobre a audiência da Enersul.  Nesses dois importantes eventos em Dourados a Câmara esteve lá presente”, disse.

                Na opinião do vereador Coconho “temos que ter respeito aos outros poderes constituídos”. Ele falou da boa relação com o executivo municipal, muitas vezes até aprovando e aceitando projetos que vem fora até do horário,, mas se é para o bem da comunidade atendemos o prefeito”, comenta.

                Fizemos parceria através da união, compramos um ônibus no valor de mais de 50 mil reais. A prefeitura não tinha condições de dar, então a Câmara passou 45.500 e a prefeitura praticamente passou 10% desse valor, e foi colocado a disposição  dos alunos. Ainda com parceria com o Executivo passamos R$ 5 mil por mês que ajuda 10 entidades da nossa cidade, incluindo o Hospital Regional que recebe através da prefeitura.

                “Eu tenho falado às pessoas que a Câmara não é para estar pagando luz, água, dando passagens para as pessoas, mas a nossa preocupação é fiscalizar e elaborar leis e projetos que venham garantir o bom atendimento a nossa população. Já quem tem que fazer esses atendimentos são as secretarias municipais, pela prefeitura. Ainda com a parceria com o Executivo compramos uma máquina de xerox que será entregue ao Colégio Dom Aquino.

 ExperiênciaFui vereador em 1993, tinha vontade de realizar as coisas, mas não tinha noção,   mas e preciso saber os caminhos,  e o principal papel do vereador é a fiscalização, fui o presidente da CPI daquela época contra o então prefeito e fiz meu trabalho com a cabeça erguida. Mas dessa vez, com meu retorno, mais experiente, cheguei aqui como último colocado em votação entre os demais vereadores, mas graças a Deus, consegui conquistar o meu espaço, democrático, respeitando os outros. E hoje a presidência não subiu na minha cabeça, continuo a mesma pessoa, mas me orgulho em ser a terceira autoridade na hierarquia municipal. Meu avô foi presidente da Câmara há 50 anos, e agora resgato essa história. Mas o meu lema é fazer com que o povo saiba e cobre os seus direitos”.

                No mês de agosto, vamos lutar pelo Procon, e essa é uma luta particular minha. Fui daqui para Dourados, fui ao fórum, conversei com as assessoria jurídicas, o progjeto está na gaveta do Executivo pronto a ser votado. Temos também para esse próximo semestre o posto de saúde, através de emenda do deputado Nelson Trad, que deu 200 mil, e será naquela localidade próximo a rodoviária. E a creche que quero fazer para atender a vila Guape, vila Cristina, Cassiano, Doriane, Monte Cristo e Pimentel. “O prefeito Sergio estará entregando no Ministério da Cidade, onde o deputado Nelson Trad, vai tentar conquistar o  CEI. “O Sérgio tá fazendo um bom trabalho, tenho participado de muitas obras inauguradas e estamos tentando ajudar da melhor maneira possível. “Deixo o povo tranqüilo, pode contar com o Coconho, lembrando da comunidade indígena, retirada do presídio do centro da cidade, e da Escola Agricola que precisa ter o segundo grau. “Termino feliz o primeiro semestre, acho que cumpri bem meu papel”, encerra Coconho.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete