26.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Programa Sentinela realiza palestra nas escolas

2007-07-04 13:55:37

        A equipe do programa Sentinela de Amambai realizou na sexta feira, 29 uma palestra na escola estadual Dr. Fernando Corrêa da Costa a respeito dos direitos da criança e do adolescente. A iniciativa faz parte de um cronograma de visitas e palestras que está sendo realizado no município.


         Estiveram presentes a coordenadora do programa, psicopedagoga Edir Escobar Tobias, psicóloga Alfranide de Souza Batista, assistente social Priscila da Silva Lopes, representante da Polícia Militar, 3ª Sargento Nélida Calonga Riquelme, conselheiro Marciano Luiz Vieira, a coordenadora da Escola  Dr. Fernando Corrêa da Costa, Cleonice da Costa Giordani, a diretora estadual Guarani Kaiowá, Nídia Eliane Peixer e todos os alunos da escola.
         O Programa Sentinela é realizado pela Prefeitura de Amambai através da secretaria municipal de Assistência Social e seu objetivo principal é a luta contra a discriminação, violência e abuso sexual de crianças e adolescentes A equipe é coordenada  pela psicopedagoga Edir Escobar Tobias e tem apoio da Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Funasa, Polícia Militar, Conselho Tutelar e do Fórum. 


         Segundo a coordenadora Edir, a equipe está desenvolvendo esse trabalho de divulgação nas escolas para incentivar a luta contra a violência de menores, através de palestras e atividades didáticas que conscientizem a criança e o adolescente da gravidade do problema. Quando constatado um caso de violação dos direitos da criança e do adolescente, a metodologia de atendimento é multiprofissional. Inicialmente o Conselho tutelar encaminha o jovem para a secretaria que proporciona um atendimento profissional psicológico e em seguida  a mesma secretaria atende a família ou o responsável pela vítima da violência. Se a autoria da agressão for proveniente da família, a Polícia Militar fica responsável em tomar as providências necessárias em relação ao agressor. Os Recursos para a Realização deste programa são provenientes do Governo Federal, do Governo Estadual e da Prefeitura Municipal.


         Estão programadas palestras na escola estadual Vespasiano Martins, no dia 6, escola municipal e estadual Guarani Kaiowá, dia 13, e PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, dia 20.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete