19.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Amambai:Projeto História Viva realiza mais uma etapa

2007-07-03 08:26:37

O Projeto História Viva, realizado através da secretaria municipal de Educação, completou na última sexta-feira, 29, no clube de terceira idade Anos Dourados, mais uma etapa do seu desenvolvimento.

Com a participação da escola especial Renascer, foi convidado o amambaiense Almiro Pinto Sobrinho para realizar palestra sobre a História de Amambai. O evento contou com a presença do prefeito Sérgio Barbosa, professora Maria Helena Rozin Barbosa, secretária municipal de Educação Rosane Pereira Guazina, diretora da Escola Especial Renascer, Mires Bellé Sotilli, coordenadora pedagógica Maria Ezaltina Montaina, advogado Odil Puques, voluntário no Projeto História Viva, professora Branca Karasek e dos alunos da escola Especial Renascer.

Almiro Pinto Sobrinho conduziu a palestra contando fatos históricos da cidade de Amambai e mostrando fotos antigas de alguns pontos da cidade. O enfoque principal de sua palestra foi a História da Educação de Amambai.

Segundo o palestrante, as primeiras escolas de Amambai surgiram em meados da década de 30 e eram escolas domésticas, ou seja, eram localizadas nas residências das pessoas que se habilitavam a ensinar. Com criação do distrito de Ponta Porã, em 1943, foram instituídos os cursos de capacitação para professores, o que contribui para a melhoria do ensino. Com o aumento gradativo dos alunos, fez-se necessária a criação de escolas particulares. A primeira instituição particular era do professor Lauro Nogueira. “Como nas escolas residenciais não existia a documentação que comprovasse o período estudado, muitas pessoas tinham dificuldade na hora de matricular-se em outras instituições”, explicou Almiro.

O projeto História Viva é uma iniciativa da prefeitura de Amambai e objetiva a valorização da história de Amambai, passando aos jovens, adolescentes e às pessoas que vieram de outras regiões o conhecimento sobre o município através de sua rica história e cultura. O projeto teve início no final de março deste ano e já foram realizadas 3 etapas.
Em cada etapa, uma escola e um palestrante são convidados para participar do projeto. O palestrante relata através de verso, prosa ou através de uma simples narrativa as transformações ocorridas em nossa região por fatos históricos marcantes. O primeiro evento marcou o lançamento do projeto e foi realizado pela secretaria de Educação. O amambaiense Orestes dos Santos, que participou da Guerra do Paraguai, contribuiu para a segunda etapa do projeto, contando as lendas e batalhas da Guerra.

O prefeito Sérgio Barbosa em seu pronunciamento ressaltou a importância do projeto. “O espírito do projeto é valorizar a nossa história” comentou o prefeito. A próxima palestra está marcada para o próximo sábado, 7, às 14 horas, na escola municipal Júlio Manvailer e o palestrante será o amambaiense Felisbino Arruda que também foi expedicionário.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete