29.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Amambai realizou seminário da mandioca

2007-06-28 11:45:37

Produtividade e rentabilidade da mandioca. Este foi o principal enfoque do 3º Seminário da Mandioca; evento realizado no sábado, 23, pela Prefeitura de Amambai, através da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e em parceria com Fecularia Festal. O seminário, que também teve o apoio da Câmara de Vereadores e do Sicredi, aconteceu na Associação Empresarial e Industrial de Amambai (ACIA).

 Na parte da manhã, o engenheiro agrônomo Anselmo Vinícius Selhorst ministrou palestra sobre os principais fatores que afetam a produtividade e rentabilidade da mandioca. No período da tarde, o seminário abriu espaço para os produtores rurais, representantes financeiros e  políticos discutirem Crédito Rural e Caracterização do Mercado e Comercialização da Mandioca no Brasil e na região e,  às 15 horas,  foi  realizado o  2º concurso Pé de Mandioca.

O seminário contou com a participação de produtores rurais de Ponta Porã, Fátima do Sul, Coronel Sapucaia, Bela Vista e Amambai, além de 40 representantes das áreas indígenas de Amambai. Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico Zélia Rodrigues, o evento cumpriu o seu objetivo no sentido de trazer informações sobre técnicas de produção e também sobre a garantia de mercado. “Estiveram presentes pessoas que representam a produção, mercado consumidor e linhas de crédito. A Prefeitura de Amambai está investindo na capacitação, o que é muito importante, pois não teremos desenvolvimento se não tivermos produtores capacitados para sua atividade”, comenta Zélia.

De acordo com o diretor proprietário da Fecularia Festal, Adair Boitto, a fecularia de Amambai esta preparada para absorver a produção. “É uma atividade rentável desde que seja cultivada com tecnologia. Hoje nós estamos exportando derivados da mandioca, como o sagu, para os Estados Unidos,  demonstrando que a Cultura da Mandioca é de essencial importância pra a economia, além de gerar emprego e rentabilidade ao produtor”, disse o empresário.

O prefeito Sérgio Barbosa afirmou que a prefeitura tem como prioridade fomentar a cultura da mandioca. “Temos aqui no município uma indústria solidificada e uma política de apoio aos produtores”, garantiu o prefeito.

        
Estiveram presentes o prefeito Sérgio Barbosa, vice-prefeito José Luis Cavalheiro Tobias, vereador Carlos Nascimento, representando a presidência do legislativo municipal, vereadores, Zélia Rodrigues Borges, Adair Boitto, gerente regional do Sicredi, Adilson Lazarini, gerente do Banco do Brasil, Marcos Roberto Sózza, presidente da ACIA, Rodrigo Selhorst, chefe da Agraer, Zeferino Brás, presidente do Conselho Comunitário, Alcibes Ribas de Araújo, lideranças indígenas e produtores rurais da região.  

        
O 2º concurso do pé da mandioca teve como vencedores: em primeiro lugar o agricultor Sérgio José Pette, com pé de mandioca pesando 33,750 kg, e em segundo lugar, a produtora Maria Romeiro, com pé de mandioca pesando 23 Kg. Os prêmios –  R$ 500,00 para o primeiro lugar e R$ 300,00 para o 2º lugar,  foram patrocinados pelo Sicredi e pela Câmara de Vereadores, respectivamente.  


Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete