32.7 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Podas ilegais geram multas e agravam problemas de saúde

2007-06-26 09:08:37

Sérgio da Luz
            Com o início do inverno é comum os moradores realizarem as podas das árvores de suas residências. O que mal sabem é que esse hábito, realizado de forma imprudente, pode gerar despesas, como multas, além de colaborar  com os problemas respiratórios, pois as árvores mantêm a umidade do ar. Quem dá o alerta é o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Amambai José Luiz Karaseck.
            Conforme o Plano Diretor do município, artigo 29, para se realizar qualquer tipo de plantios, podas e retiradas de árvores em vias públicas, é necessário à liberação, via pedido, da Secretária de Meio Ambiente. O descumprimento dessa norma pode gerar uma multa que varia de 250 a 500 reais.
            Karesek ainda destaque que embora a época do inverno seja o melhor período para se podar as árvores, a preservação das copas das árvores colabora com a diminuição dos problemas respiratórios, que cresce cerca de 30%, segundo a direção do Hospital Regional. “As folhagens das árvores são muito importantes para saúde, pois mantêm a umidade do ar, servindo como filtro da poeira, e isso colabora muito” disse o Secretário, e enfatiza “esse é o momento de preservar as árvores”.
            As podas são realizadas pela Enersul e, segundo Karasek, Amambai conta com aproximadamente 50 profissionais treinados para realização das podas. “Nem sempre as podas ficam dentro dos padrões de estética, mas é necessário para evitar possíveis acidentes com a fiação elétrica” diz.
            No último dia 15, um acidente acarretado pela queda de um galho na rede de alta voltagem, durante a realização de uma poda, por um morador no centro da cidade, mostrou a gravidade de se realizar as podas de forma inapropriada, o morador nada sofreu, mas a cidade ficou por quase meia hora sem o fornecimento de energia elétrica.
            Para os moradores que desejam realizar as podas e não ser surpreendidos, com notificação e multa, pode entrar em contato com a secretária de Meio Ambiente pelo fone 3481-1240, pedindo assim a liberação, ou a presença de um técnico, ou para marcar uma data a realização da poda.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete