16.7 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Amambai será contemplada com museu próprio

2007-06-22 08:08:37

Sérgio da Luz

                Em um trabalho idealizado e desenvolvido pelo morador de 71 anos, nascido em Amambai Altomiro Pinto Sobrino o “seu Miro”, o museu em Amambai já começa a se tornar realidade, sua sede, doada há alguns meses pela Loja Maçônica Pedro Manvailer, passa atualmente por reformas. Está localizado na rua General Câmara, 1225, atrás da escola Felipe de Brum.

                Todo o material que será colocado à mostra faz parte do acervo pessoal de seu Miro, conta com aproximadamente 150 peças, grandes e pequenas, ele mesmo faz questão de destaca as principais  “tenho  entre várias outras uma prensa de tijolo,  a linotipo do Jornal A Gazeta, um púlpito que foi construído para a igreja Batista feita a mão e objetos pequenos tem uma coleção de peças de marcenaria,  cerâmica, utensílios diversos” disse.

                O trabalho realizado por seu Miro, para a recuperação da história de Amambai, começou por volta de 1961, quando cursava o ginásio, e a professora pediu, em um trabalho, que ele contasse a história de Amambai, o que se tornou uma tarefa difícil, pois não se encontrava material. Para realizar o trabalho passou a buscar informações no contato com antigos moradores, o qual passaram a doar materiais antigos, a partir de então seu Miro coleciona materiais antigos. Outro sonho que está em faze finais, é a publicação de um livro contando a história da cidade, o que já está em processo de correção, em Campo Grande.

                O salão tem  78 metros quadrados, com escritório, banheiros e locais onde será montada a sala de recuperação e manutenção das peças antigas. Quanto à previsão de inauguração “não posso dizer uma data porque depende da contribuição, mas quero ver se até o aniversário da cidade inauguro” disse Miro.

                Seu Miro ainda destaca a participação da sociedade para a criação do museu, na doação de matérias que possam contar um pouco da história “também haverá uma sessão de documentos da histórica de amambai e fotos antigas de fazendas, vestes, e famílias. A participação da população será fundamental para o enriquecimento do museu. Cada peça doada levará o nome da família que a doou”.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete