33.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

CEF tranca financiamentos de material de construção

2007-06-19 12:28:37

Clesio Ribeiro

                Fazer financiamento para a compra de material de construção através da Caixa Econômica Federal pelo sistema de juro baixo próprio para famílias de baixa renda não está sendo mais possível.  Atendendo uma solicitação feita por um morador  a redação do Jornal A Gazeta que por diversas vezes tentava financiamento e não conseguia, o Jornal entrou em contato com a Caixa Econômica Federal de Ponta Porá e obteve a informação de que está realmente fechado o financiamento para compra de material de construção, não só para Amambai, mas para toda a área de abrangência da agência, que é Ponta Porá, Aral Moreira, Antonio João, Amambai, Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru.

                O financiamento, que é criado para atender famílias de baixo poder aquisitivo já que é vinculado ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e não precisa ficar nenhum imóvel como garantia e o juro é de 6% ao ano, está suspenso há cerca de um ano, e segundo a responsável pela linha de financiamento da CEF em Ponta Porá, por inadimplência muito alta. O tolerável seria 10% e está acima desse patamar.

                A Caixa informou que outros créditos estão tramitando normalmente, mas esse especificamente não está liberado mais, o que prejudica não só Amambai, mas todos os municípios de abrangência da agencia de Ponta Porá. A funcionária da CEF saliente que não é um problema de inadimplência de Amambai, mas de toda a carteira da agência.

                Geralmente esses financiamentos são para aquisição de material para reforma, já que tem um teto de R$ 7 mil  para financiar. Segundo um representante da Loja Exata materiais de Construção, em média a loja intermediava 8 financiamentos por mês que eram aprovados, mas há cerca de um ano esse financiamento parou, não sai mais.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete