16.7 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Amambai: Comércio de carros usados retoma crescimento

2009-07-27 09:48:00

Antonio Luiz

O sonho de consumo de 10 em cada 10 brasileiros é ter seu carro próprio. Atualmente, guardadas as devidas proporções e as honrosas exceções, ficou muito mais fácil realizar esse sonho, dada a grande oferta tanto de veículos como de crédito.

Só para se ter uma ideia do número de veículos que trafegam pelas nossas ruas, Amambai, com 33 mil habitantes, possui quase 11 mil veículos, entre automóveis, caminhões, motos e utilitários. É um número significativo, para nenhum país de primeiro mundo botar defeito.

A propalada crise mundial desencadeada com a quebra das Carteiras Hipotecárias americanas afetou apenas psicologicamente o consumidor amambaiense, aquele acostumado a trocar de automóvel com certa regularidade. Foi mais um temor do que poderia advir, que propriamente falta de dinheiro. Na verdade, o mercado de carros usados na cidade nunca esteve desaquecido. Houve apenas uma queda nas vendas durante o mês de outubro passado, em decorrência das notícias alarmantes que correram o mundo.

Isso pode ser constatado pelo número de lojas de automóveis que operam em Amambai. Salvo algum esquecimento, são 12 lojas, a saber: Mendes Automóveis, Júnior Automóveis, Vale Veículos, Auto Car, Chiquinho Automóveis, Issacar, Marka Veículos, Roda Viva, Jair Automóveis, Central Automóveis, Veicar e Dakota Veículos -, que movimentam, segundo o empresário Cleverson Mendes, da Mendes Automóveis, cerca de 150 veículos por mês, atingindo um total de 3 milhões de reais em movimentação financeira.

Os números citados acima não computam as lojas exclusivamente de motos e os negócios efetuados de particular para particular.

O comerciante Sérgio Hasegawa, mais conhecido como Teddy, da Central Veículos, concorda integralmente com seu colega Mendes e avisa que as pessoas que procurarem veículos em outras localidades, podem se decepcionar com a qualidade e falta de garantias que encontrarão, o que não acontece adquirindo o automóvel de lojas conhecidas e comprovadamente idôneas de Amambai.

Outro fator preponderante citado pelos empresários para o aquecimento do mercado de automóveis é a grande oferta de crédito, com financiamentos que chegam a até 60 meses, ideais para quem tem pouca capacidade de pagamento e sem contar os consórcios, que conseguem captar um bom número de clientes.

O gerente da Vale Veículos, Manoel Messias, reforça que realmente os consórcios, atualmente responsáveis pela maior parte do faturamento da sua empresa, são boas modalidades de créditos, dados os baixos valores das mensalidades e a confiabilidade que adquiriam. Além disso, os consórcios alavancam tanto as vendas de carros novos como dos seminovos.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete