19.7 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Caminhada contra a exploração sexual reuniu 700 pessoas

2008-05-17 07:00:00

Estudantes das escolas estaduais, municipais e particulares, autoridades, representantes de programas sociais e entidades participaram da Caminhada Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, nesta sexta-feira, 16. A Caminhada teve início às 9 horas e reuniu mais de 700 pessoas.

A caminhada iniciou em frente à secretaria municipal de Assistência Social e foi concluída na Praça Cel. Valêncio de Brum, onde foram realizadas, pelos alunos das escolas, apresentações culturais de danças e músicas que tratavam da luta contra o abuso e a exploração infanto-juvenil. Neste mês, as escolas das redes pública e municipal receberam a cartilha, produzida pelo Programa Sentinela e equipe da SEAC e que trata do assunto, para ser trabalhada em sala de aula com os alunos.

Estiveram presentes durante a solenidade, o prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa, a professora Maria Helena Rozin Barbosa, o secretário municipal de Assistência Social, Aílton Salgado Rosendo, presidente da Câmara de vereadores de Tacuru, Valmir Silveira, membros da SAVE e comunidade em geral.

Durante a solenidade, o secretário municipal de Assistência Social, Aílton Salgado Rosendo, destacou a importância da conscientização da realidade do abuso sexual. “Nós temos que abrir os olhos para esta realidade. Não podemos nos calar frente aos problemas e injustiças que ocorrem na sociedade. Denuncie.”, destacou o secretário.

Denúncias de casos de abuso sexual podem ser feitas pelos telefones, do Conselho Tutelar, 3481-1990, Polícia Militar- 190, disque denúncia estadual- 0800 647 1323, ou disque denúncia nacional- 100.

O dia 18 de maio, instituído pela Lei Federal nº. 9970/00, foi escolhido como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em razão do crime que comoveu a nação brasileira, conhecido como "Crime Araceli", nome de uma menina de apenas oito anos de idade que foi estuprada e cruelmente assassinada em 1973 na cidade de Vitória, no Espírito Santo.

Também participaram da Caminhada os conselheiros tutelares, o centros de educação infantil, programa Conviver, Escola Especial Renascer, PETI (programa de Erradicação do Trabalho Infantil), Banda Mirim, Escola Especial Renascer, servidores públicos e comunidade em geral.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete