12.2 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Abertas em Amambai as inscrições para o Cozinha Brasil

2008-04-06 11:08:00

A Prefeitura de Amambai, por meio da secretaria municipal de Assistência Social, em parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria), promove dois cursos de Educação Alimentar que  integram o Programa Cozinha Brasil. As inscrições podem ser realizadas no Centro de Geração de Emprego e Renda, das 7 às 11 e das 13 às 17 horas.

O Programa oferece duas capacitações de educação alimentar e visa promover a utilização dos alimentos de maneira inteligente e sem desperdício, produzindo uma alimentação nutritiva e de baixo custo. Um dos cursos, que compreende uma carga horária de 10 horas, é destinado a toda a comunidade. Todos que queiram realizar a inscrição devem providenciar a cópia do documento de identidade-RG, do CPF e do título de eleitor.

A outra capacitação é destinada a multiplicadores da educação alimentar. A carga horária compreende 24 horas/aula. A pessoa que deseja participar deve ser indicada por uma instituição e ter experiência como educadora alimentar. O objetivo é que cada pessoa treinada pelo Cozinha Brasil possa tornar-se um multiplicador, levando para as comunidades, para o lar e para a empresa os conhecimentos adquiridos acerca de uma alimentação inteligente.

Os cursos serão ministrados por nutricionistas profissionais do Sesi, no período de 14 à 18 de abril, por meio de unidades móveis e cozinha experimental pedagógica projetada para ensinar, utilizando os alimentos de forma integral, preferencialmente com receitas que utilizem produtos da própria região, respeitando as diversidades culturais.

O Programa Cozinha Brasil – Alimentação Inteligente- Preparar alimentos de forma racional, econômica e sem desperdícios é uma forma de minimizar o problema da fome no Brasil. Partindo dessa premissa, o Conselho Nacional do Sesi desenvolveu o Programa Cozinha Brasil – Alimentação Inteligente, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, tornando-se mais uma ação do Programa Fome Zero, do Governo Federal, com apoio das Federações das Indústrias e Departamentos Regionais do Sesi de todo país, capacitarão 10.500mil pessoas até o final deste exercício e 100 mil até 2006.

O programa visa assegurar um processo educativo permanente, destinado a fazer do ato de produzir, preparar o alimento, uma cultura promotora de saúde, bem estar, geração de renda e desenvolvimento com sustentabilidade.

O treinamento oferecido pelo Cozinha Brasil tem como material didático o livro Alimente-se Bem com R$ 1,00, editado pelo SESI São Paulo, distribuído gratuitamente aos participantes.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Enquete