21.9 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Economia: Páscoa movimenta comércio em Amambai

2008-03-20 19:01:00

Suzana Machado

A Páscoa está entre as datas mais aguardadas durante o ano. Além da referência religiosa e familiar, a comemoração também tem seu lado comercial, que movimenta diversos segmentos da economia.
São cartões, cestas, bichinhos de pelúcia e chocolate, muito chocolate, seja ele nas barras tradicionais, caixas de bombom ou no tão desejado ovo de Páscoa.

Em Amambai, o comércio se preparou para atender aos clientes e concorrer com os "atrativos" valores oferecidos nas mercadorias vendidas no país vizinho, o Paraguai.

De acordo com Rodrigo Selhorst, presidente da ACIA (Associação Comercial e Empresarial de Amambai), muitos consumidores fazem suas compras de Páscoa no Paraguai. "Várias pessoas buscam produtos do país vizinho, muitas vezes sem saber a origem, qualidade e prazo de validade dos mesmos. Esse fator impede que mais empregos sejam gerados nessa época do ano no município."

Para o empresário Carlos Alberto, a movimentação este ano com relação às vendas está boa, mas ele também atenta para a concorrência oriunda da fronteira. "O comércio daqui sofre com a disparidade do Paraguai, onde não existem os tributos e também não há uma fiscalização."

Devido a essa concorrência, de acordo com o empresário, uma das táticas de venda foi trabalhar com os preços bem baixos. "Este ano trabalhamos praticamente com o mesmo número de mercadorias do ano passado e com margem de O%, devido à concorrência. Aqui, comparando com o Paraguai, pagamos tributos altos."

Segundo Yoshimito Ogawa, também empresário do ramo comercial, a procura por chocolates e ovos de Páscoa está boa. "A procura está sendo grande, alguns ovos de determinados números, das marcas mais famosas já foram todos vendidos. Compramos uma determinada quantia no primeiro pedido e depois precisamos fazer outro; isso mostra que as vendas superaram nossas expectativas nesta Páscoa."

Com relação ao país vizinho, Yoshimito acrescenta que o comércio, de uma forma geral, não somente em datas comemorativas, sempre foi prejudicado devido à concorrência existente na fronteira.

Os preços de ovos de Páscoa são os mais variados; vão dos menores, no valor de R$ 1,80, até os maiores, no valor de R$ 28,00. Os valores também variam de acordo com as marcas dos produtos.

Em Amambai, de acordo com Rodrigo Selhorst, presidente da ACIA, nesta sexta-feira o comércio não abre devido ao feriado, mas no sábado volta a funcionar normalmente.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

1º Circuito Analy de corrida de rua acontece dia 27 em Amambai

Vilson Nascimento Acontece no sábado, 27 de abril, em Amambai,...

Enquete