24 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Amambai:Praça Orlando Viol ganha mudas de orquídeas

2008-03-13 17:03:00

Vilson Nascimento

Orquidófilas, autoridades do município, funcionários públicos e alunos de uma escola da rede municipal de ensino de Amambai afixaram, nessa quarta-feira (12), centenas de mudas de orquídeas em árvores na Praça Orlando Viol, situada próximo ao Ginásio de Esportes Flávio Derzi, região central da cidade em Amambai.

As planta da espécie “Dendrobium” também conhecida como “olho de boneca”, vieram da cidade de Maripá no estado do Paraná, um município com cerca de 5,6 mil habitantes que ganhou destaque nacional pela produção e exportação para outros estados, de orquídeas de espécies variadas.

As orquídeas vieram para Amambai trazidas pelo próprio prefeito de Maripá, Henrique Ludowigo Deckann, que utiliza as plantas para promover a cidade, incentivar o turismo e como geração de renda para as famílias residentes no município.

Segundo a vereadora Andréia Jaqueline Casagrande Raymundo (PSDB), presidente da Comissão de Maio Ambiente na Câmara de Amambai e presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente do município, a vinda de Henrique Deckann a Amambai aconteceu após uma visita de um grupo de orquidófilas (mulheres que cultivam orquídeas) de Amambai ao município paranaense onde foram recebidas pelo prefeito, que se prontificou a vir ao município sul-mato-grossense para ajudar incentivar o cultivo da planta ornamental, que já faz parte da paisagem e da economia da cidade paranaense.

Em Amambai o prefeito paranaense foi recepcionado com um jantar e musicas típicas regionais, na noite de terça-feira (11) na residência da vereadora Jaqueline, onde estiveram presentes partes das cultivadoras de orquídeas em Amambai.

Na quarta-feira (12), pela manhã, em uma palestra realizada no auditório da Secretaria de Assistência Social de Amambai, com a presença do prefeito de Amambai Sérgio Barbosa (PMDB), do presidente da Câmara de Amambai vereador Anderson Mansano (PR) da primeira dama do município professora Maria Helena Rosim Barbosa e do secretário de meio ambiente da Prefeitura de Amambai José Luiz Karasek, além da vereadora Jaqueline Raymundo, de orquidófilas, educadores e alunos de escolas públicas, Henrique Deckann falou sobre o inicio e a trajetória que levou o município de Maripá a ser reconhecido nacionalmente através da produção de orquídeas.

Deckann destacou também a importância comercial da orquídea e ressaltou a necessidade da população se engajar no sentido de preservar as plantas depois de plantadas, já que, segundo ele, se torna um patrimônio de todos e tem por objetivo deixar a cidade mais bonita, além do dividendo financeiro que gera.

O ato foi encerrado com a plantação, por parte dos presentes, de centenas de mudas de orquídeas na Praça Orlando Viol que fica ao lado do auditório onde aconteceu a reunião.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete