12.7 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Conferência da Juventude reuniu 500 em Amambai

2008-03-12 08:09:00

A 1ª Conferência Municipal da Juventude de Amambai, promovida pela Prefeitura de Amambai, através da secretaria municipal de Assistência Social e da Fundesc (Fundação de Desporto e Cultura), reuniu 533 jovens que discutiram e debateram acerca das políticas públicas para a juventude. O evento foi realizado na quinta e sexta-feira, 6 e 7, no Salão Paroquial de Amambai.

A conferência foi destinada aos jovens maiores de 15 anos e teve como tema central Desenvolvendo Políticas Públicas para a Juventude. Este tema foi articulado, através do Palestrante Dorival Benite, entre debates e discussão a cerca dos desafios e prioridades para as políticas públicas e do papel do jovem na sociedade e as dificuldades encontradas no meio social. Os principais objetivos do evento foram propiciar a participação de diversos segmentos da sociedade para avaliação, discussão de assuntos sociais, formular proposições sobre as formas de política nacional, estadual e municipal e fortalecer e ampliar o acesso da juventude aos mecanismos de participação popular.

O palestrante da conferência, Dorival Benite, é membro do comitê executivo da Conferencia Estadual de Política Pública de Juventude. Dorival é formado no curso de Direito pela FCG (Faculdade de Campo Grande) e já atuou como presidente do centro acadêmico da FCG por dois anos.

Delegados- Foram eleitos representantes da conferência municipal para defender as propostas apresentadas na 1ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude, que será realizada nos dias 28 e 29 de março, na cidade de Campo Grande Márcio Antonio Herrig e Samuel Chamorro. Os estudantes Maikon Oliveira e Ana Paula Espíndola foram eleitos como suplentes.

Integraram a Comissão Organizadora da Conferência, o presidente e o diretor de cultura da Fundesc, César Guidotti e Rubens Pereira de Azevedo, respectivamente, Maribel Schell, Antonio Franco, Leonice Sesnick de Oliveira e Enilza Pereira de Arruda. Participaram da solenidade de abertura o prefeito Sérgio Barbosa, o vice-prefeito, José Luiz Cavalheiro Tobias, o vereador Anderson Mansano, os secretários municipais de Assistência Social, Aílton Salgado Rosendo, e Educação, Rosane Pereira Guazina, a presidente da Conferência Municipal, Dayani Cristina Mariana Alegre, o palestrante, Dorival Benite e a Comissão organizadora da Conferência,

Em seu pronunciamento, o prefeito Sérgio Barbosa destacou a importância da juventude discutir e posicionar-se  a respeito das  políticas públicas e citou programas já realizados pela administração que foram direcionados aos jovens, como o Ação Jovem, que estabelece umalei municipal que autoriza o Poder Executivo Municipal a custear integralmente as despesas da regularização da carteira de identidade (RG), CPF e carteira de trabalho para todos os jovens matriculados nas escolas estaduais e municipais; o Agente Jovem: o Parlamento do Futuro; a Banda Mirim; a Banda Sinfônica e o PETI.

Debates e propostas- No debate, os jovens priorizaram a questão do primeiro emprego, a qualidade de ensino e as medidas preventivas e punitivas em relação à violência e uso e venda de drogas. Dentre os desafios propostos pela conferência estão a melhoria da saúde pública indígena, através da construção de hospital na aldeia; o aumento das oportunidades de empregos para a juventude, com a valorização do primeiro emprego e ensino com cursos técnicos de nível médio e realização de cursos de qualificação para o trabalho; valorização e qualificação da escola pública, através da existência de tempo de ensino integral e uma equipe multidisciplinar para atendimento sócio-cultural e educativo; combate às drogas e a violência, com a capacitação dos profissionais em educação para projetos de prevenção e conscientização, realização de palestras interativas e programas de serviço de apoio; disseminação do conhecimento a cerca da sexualidade, através da capacitação para profissionais da área e realização de palestras e redes de discussão para pais e adolescentes.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete