17.1 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Amambai:Mulher de 74 anos morre, socorro demorou

2008-03-08 08:39:00

Vilson Nascimento

A demora em receber socorro em decorrência da falta de confirmação do chamado, devido ao grande número de trotes aplicados diariamente no Corpo de Bombeiros pode ter provocado a morte de uma mulher 74 anos essa semana em Amambai.

Segundo a filha da vítima, Elida Fernandes de 37 anos, residente na região da Vila Cristina em Amambai sua mãe, Esmeralda Fernandes de 74 anos teria começado a passar mal por volta das 3h20 da madrugada da quarta-feira (5) e sem veículo para socorrê-la ao hospital, a dona de casa teria ligado várias para o Corpo de Bombeiros através do telefone de imergência (193), mas achando que se tratava de um trote, que são comuns durante as madrugas, principalmente por conta de pessoas embriagadas e mulheres que simulam ocorrências, fator que já provocou deslocamento de diversas guarnições em vão, os bombeiros tentaram obter mais confirmações sobre a veracidade do chamado e quando foram ao local a vítima já havia sido socorrida para o Hospital Regional por um veículo de uma empresa privada, mas ao dar entrada na unidade de saúde, cerca de 45 minutos mais tarde, acabou morrendo, por conta de um ataque cardíaco, segundo a certidão de óbito.

“Sei que nada vai trazer minha mãe de volta. O que quero ao relatar esse acontecido é evitar que outras pessoas passem pela mesma situação que eu passei”, disse Elida ao procurar nossa reportagem.

O comandante do 3º Sub Grupamento do Corpo de Bombeiros de Amambai, Capitão Denny Cavalcanti ouviu a dona de casa em depoimento e vai apurar se houve falha no atendimento.

Segundo Denny o grande volume de trotes no 193, que atingem em média 80% das ligações recebidas pela subunidade dificulta a triagem sobre uma ocorrência e uma falsa comunicação e orienta as pessoas a falarem pausadamente e prestarem o máximo de informação possível aos atendentes visando, inclusive ajudar na rapidez e eficácia do atendimento.

Ação não é atribuição do Corpo de Bombeiros

A ação de socorrer pessoas de residências ou passando mal em suas casas não é atribuição do Corpo de Bombeiros e sim da Prefeitura Municipal que teria, por obrigação, de manter uma ambulância de plantão atendendo pelo fone 192.
Segundo o Corpo de Bombeiros a atribuição dos bombeiros é prestar assistência a vitimas de acidentes, atuar no combate a incêndio e promover ações preventivas, como fiscalizar instalações e não socorrer pacientes.

“Em vários municípios do Estado existe convênio entre a Prefeitura e o Corpo de Bombeiros onde a Prefeitura repassa recursos que são destinados ao município pelo Governo Federal através do SUS (Sistema Único de Saúde) e com a aplicação desses recursos em equipamentos e combustíveis para as viaturas, o Corpo de Bombeiros realiza esse trabalho. Aqui em Amambai não temos esse convênio”, disse o comandante do 3º Sub-Grupamento ao ressaltar que mesmo assim os militares de plantão realizam esses tipos de transporte.

Atualmente a Prefeitura de Amambai “empresta” uma ambulância para a unidade bombeiros local que está sem UR (Unidade de Resgate) desde o meio do ano passado (2007) e fornece apenas alguns materiais de consumo para o atendimento de ocorrências que são pegos diretamente da Secretaria Municipal de Saúde.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete