24.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

O Rotary de Amambai e as mulheres

2008-03-06 20:24:00

Apesar da participação feminina em Rotary ser algo relativamente recente – 1987 – já que o Rotary International existe há 103 anos, as mulheres são o grupo de crescimento mais rápido do Rotary, gradualmente ocupando posições de liderança na organização. Mais de 1.900 mulheres são presidentes de clube e esse grupo está rapidamente assumido posições de liderança regional. Hoje em dia, aproximadamente 1,22 milhões de homens e mulheres em suas profissões, participam de mais de 31.600 clubes ao redor do mundo.

“Acredito que a admissão de mulheres representa o maior impulso para o crescimento do Rotary, desde a fundação do primeiro clube internacional em Winnipeg, Canadá, em 1912,”afirma Samuel L. Greene, que presidiu a Comissão para o Desenvolvimento do Quadro Social e Retenção em 2004-05. “As mulheres não só contribuíram para o desenvolvimento do quadro social, como trouxeram uma nova injeção de ânimo para os Rotary Clubs, com suas idéias e entusiasmo.”

Em Amambai, o clube abriu suas portas para as mulheres há cerca de 10 anos. Atualmente, quatro mulheres integram o clube – a professora e jornalista Viviane Viaut, a diretora da escola Dom Aquino Corrêa, Vilma Cruz, a nutricionista Sueli Alves e a professora e coordenadora pedagógica Zaira Vasconcelos. Sendo que esta última assumirá a presidência do Rotary de Amambai em julho deste ano.

Zaira é a primeira mulher presidente do Rotary Club de Amambai em 56 anos de fundação e assume com a tarefa de ampliar o clube para a participação feminina. Outro clube que existiu em Amambai por um pequeno período, o Rotary Cidade Crepúsculo, já foi presidido por uma mulher. Para Zaira, O Dia Internacional da Mulher representa as conquistas conseguidas pelas mulheres em todas as áreas. “Nós rotarianas nos sentimos bem em representar o gênero feminina em uma organização mundial de tanto alcance social”, falou a futura presidente do Rotary de Amambai.

O Rotary de Amambai também destinou outro importante espaço às mulheres. A professora de língua portuguesa e espanhola, Marta Luzzi, e a fisioterapeuta Larissa Branquinho Vargas Brinhol, ambas residentes e profissionais em Amambai, estão integrando grupo do IGE – Intercâmbio de Grupo de Estudo – do Rotary International, que viaja em abril de 2008 para a Argentina e o Uruguai. Elas foram indicadas pelo Rotary Club de Amambai.

Além disso, é forte a participação das mulheres de rotarianos. No Brasil, e aqui em Amambai também, existem as Casas da Amizade. Através desta instituição, muitos projetos e ações sociais são desenvolvidos. A rotariana e a mulher do rotariano são mulheres modernas, com suas aspirações, iniciativas e capacidades, o que as faz protagonizar, por sua decisão própria e responsabilidade, a tarefa de melhorar a sociedade que integram.

Para o presidente do Rotary Club de Amambai, Pedro Humberto Fernandes Alves, a presença feminina em Rotary só faz qualificar o trabalho do clube de serviço. “Sem distinção de gênero, todos os rotarianos e as rotarianas são pessoas de bem, líderes na sociedade em que vivem e dispostas a fazer mais pelo mundo em que vivemos contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida (…) as mulheres que ingressam no Rotary não são nem mais nem menos que os demais sócios com quem dividem as atividades”.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete