16.7 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Prefeitura de Amambai apóia piscicultores

2008-03-06 17:10:00

A Prefeitura de Amambai, através da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, distribuiu nesta semana cerca de 6000 alevinos para membros da Associação de Piscicultores de Amambai (APA) e outros piscicultores. O objetivo da ação é incrementar a atividade psícola no município.

A Prefeitura de Amambai e a APA são parceiras na realização da tradicional Feira do Peixe, Neste ano, a 5ª edição acontece nos dias 19, 20 e 21 de março, na Praça Cel. Valêncio de Brum. Na oportunidade, os psicultores estarão comercializando sua produção. A APA é presidida pelo produtor Davi Machado. O que queremos, diz ele, é que o município se destaque na produção da piscicultura.

Foram distribuídos aos produtores de peixe alevinos de piauçú, tilápia e carpa aos produtores de peixes. Estiveram presentes na entrega dos alevinos o prefeito Sérgio Barbosa, vereador Carlinhos do Nascimento, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Zélia Rodrigues, produtores e equipe da secretaria.

A secretaria de Desenvolvimento Econômico mantém programa de incentivo à piscicultura. A execução do projeto pelo município, entre outros benefícios, possibilita apoio institucional aos piscicultores do município, de forma que obtenham uma alternativa viável de comercialização da produção. Os alevinos são filhotes de peixes, logo após eclodir o ovo. Esses filhotes passarão pela fase de engorda, que possibilitará o crescimento dos peixes.

A Feira do Peixe, além da comercialização de peixes, contará com a exposição de artesanato da Casa do Artesão eculinária a base de peixe preparada na hora – peixe frito, moqueca e caldo de peixe. Durante o evento, serão realizados os concursos de Maior Peixe e de Música e Letra Amambai 60 anos.

A nutricionista Lívia Maria destaca a importância do consumo de peixes. “Ovalor calórico do peixe é inferior ao da carne vermelha, por isso ele é muito utilizado em dietas para emagrecer”, explica ela. Os peixes possuem proteínas de alto valor biológico, são ricos em gorduras insaturadas, que protegem o coração e alguns são ricos em ácidos graxos ômega 3, que ajudam a prevenir infartos e protegem o coração. São ricos em Vitamina A, D, e B12 e minerais como fósforo, cálcio, sódio e iodo e são de fácil digestão.

Maiores informações sobre a 5ª Feira do Peixe Vivo e o Programa de Incentivo à Piscicultura podem ser obtidas na secretaria de Desenvolvimento Econômico, instalada no Complexo de Serviços Pùblicos Hamilton Carvalho Maciel, localizado a rua Jacinto Basílio de Oliveira, 2374, vila Doriane, fone 3481.2205.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete