14.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Solidariedade através da fé e consciência social

2008-03-04 10:49:00


Há quatro anos residindo em Amambai, a pastora alagoana Virgínia Farias é exemplo de cidadã consciente de seu papel social dentro da comunidade amambaiense.

Doutora em Teologia pelo Seminário Brasileiro de Teologia, campus de Ituiuitaba/MG, Virgínia também é Conselheira Mundial dos Capelões, o que lhe concede autonomia para lecionar em 32 países, onde se localiza o Seminário. Esposa do mestre que rege a banda de música do 17º RC Mec, ela também integra o SAREx (Serviço de Assistência Religiosa do Exército).

Virgínia realiza um trabalho junto aos 210 detentos do presídio da cidade desde 2007. “Todas as quartas-feiras, à tarde, realizo palestras no presídio, cujo tema é ‘A ilusão das drogas’, onde falo sobre os malefícios das drogas lícitas e ilícitas. Após cada palestra, também são passadas aos mesmos, noções religiosas.”

Em contato com as famílias dos detentos e tendo conhecimento das dificuldades enfrentadas por elas, Virgínia sentiu a necessidade de realizar algo para atender a essas necessidades. “As famílias enfrentam problemas sérios, principalmente com relação à alimentação.”

Dessa necessidade surgiu a idéia de fazer um CD falado, intitulado “Lições Inesquecíveis”.

“O início do CD traz um relato próprio, depois são abordados os quatro evangelhos, uma referência à biografia de Jesus Cristo; em seguida vêm textos referentes às lições de vida de Jesus para conosco. O CD é finalizado se referindo aos personagens mais importantes do Império Romano que participaram direta ou indiretamente da vida de Cristo e mais duas músicas de J. Neto [cantor gospel].”

A renda do CD será totalmente revertida em prol das famílias dos detentos e de outras famílias carentes, que residem nos bairros mais pobres da cidade. 

Benefícios – De acordo com Virgínia, os resultados do trabalho no presídio já são visíveis. “O diretor do presídio me disse que depois que os detentos tiveram contato com esse trabalho os problemas internos diminuíram cerca de 85%. Há uma melhora no comportamento; eles se interessam.”

São trabalhados grupos com aproximadamente 30 detentos por reunião.

“Essas pessoas enfrentam um preconceito muito grande. Eles já estão excluídos da sociedade, longe da família e dos amigos. Muitos querem se recuperar, buscam uma clínica de reabilitação.”

Para a pastora, a sociedade tem que oferecer mais oportunidades para os ex-detentos. “Quando adquirem a liberdade, dificilmente essas pessoas conseguem se encaixar novamente na sociedade e no mercado de trabalho, o que faz com que voltem para a criminalidade. As autoridades políticas deveriam se dedicar mais a esta questão e a sociedade deveria, também, fazer mais a sua parte.”

“Várias pessoas me ajudaram na elaboração deste CD. Tive o apoio do pessoal da Vale Veículos, Mendes Automóveis, Só Tintas, Kalfer Malhas, o oficial Alexandre Ferreira de Souza, diretor do presídio, também ajudou com metade da impressão da capa do CD, tivemos também a ajuda de anônimos.”

Na próxima quarta-feira (05), será realizado um culto ecumênico para os detentos do presídio. “Os colégios que também tiverem interesse em palestras educativas e religiosas podem entrar em contato comigo.”

Virgínia realiza todos esses trabalhos de forma voluntária. Cada CD custa R$ 10,00 e pode ser adquirido através dos telefones: (67) 3481-4592 // 9234-6807 // 9223-6268.

“Através destes contatos, pessoas que souberem de outras famílias que passam por necessidades também podem nos informar, que vamos procurar ajudar. Toda a renda das vendas será destinada para ajudar famílias carentes.”

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete