26.6 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Amambai: Sicredi recebe 250 pessoas na pré-assembléia

2008-02-23 10:37:00

Sérgio da Luz

Cerca de 250 pessoas, entre associados, familiares e amigos estiveram presentes na pré-assembléia realizada pela Cooperativa de Crédito Sicredi, unidade de atendimento em Amambai, na noite do dia 15, no Alphaville Clube.

Todos os anos a cooperativa realiza sua pré-assembléia, que antecede a assembléia geral, realizada em Dourados, para discutir e apresentar aos associados os resultados obtidos no exercício anterior. Os associados presentes tiveram a oportunidade de acompanhar os resultados obtidos em 2007 em nível nacional, estadual e da Cooperativa SICREDI Centro-Sul, bem como da Unidade de Atendimento de Amambai. Ao final, todos puderam saborear um delicioso jantar.

Durante a reunião, ficou definida a distribuição das sobras obtidas em 2007. Do montante geral, 70% das sobras voltam para a conta-capital do associado, uma espécie de poupança. Os outros 30% retornam em forma de créditos na conta corrente, o que diferencia a cooperativa das demais instituições financeiras, na qual o lucro retorna ao cooperado.

 Sicredi – O Sistema de Crédito Cooperativo – SICREDI- opera em grandes e pequenos centros urbanos com 126 cooperativas de crédito e mais de 1000 unidades de atendimento em dez estados brasileiros. A sua organização, através de cinco Cooperativas Centrais, Confederação, Banco Cooperativo e empresas ligadas, com atuação de forma integrada, proporciona ganhos de escala, fortalecimento da marca e maior competitividade. Hoje, o SICREDI possui no Brasil mais de um milhão e 300 mil  associados.

No Mato Grosso do Sul, o SICREDI está presente desde 1989 e atualmente reúne 13 cooperativas e 43 unidades de atendimento em 36 municípios do estado – incluindo 3 cidades no Tocantins e 2 em Goiás.  Dentre estas, a cooperativa SICREDI Centro-Sul, que atua como livre admissão desde abril de 2007, com 11 unidades de atendimento:  Dourados (2), Rio Brilhante, Caarapó, Amambai, Laguna Caarapã, Novo Horizonte do Sul, Nova Andradina, Naviraí, Iguatemi e Nova Alvorada do Sul,  e 15 mil associados. Ainda no Cone Sul do estado, estão as Unidades de Atendimento de Ponta Porã, Aral Moreira, Coronel Sapucaia e Itaporã. Com a conquista da Livre Admissão de Associados, a SICREDI Centro-Sul oferece uma série de produtos e serviços que contemplam públicos dos diversos setores da sociedade.

Com origem essencialmente no setor primário, o SICREDI atua nos centros urbanos, por intermédio das cooperativas de livre admissão e/ou por meio de cooperativas de crédito segmentadas, que são aquelas ligadas a categorias profissionais ou segmentos econômicos específicos. Com o fortalecimento institucional do SICREDI e de outras instituições de mesma natureza, foi crescendo a abrangência de atuação do cooperativismo de crédito, com a significativa ampliação do volume de recursos administrados, o aumento do contingente de associados e a oferta de uma gama maior de produtos e serviços.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete