27.4 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Rotary de Amambai comemora 103 anos do RI

2008-02-20 01:50:00

O Rotary Club de Amambai realizou na última segunda-feira, 18, reunião festiva alusiva aos 103 anos do Rotary International (RI). A data é comemorada em todo mundo no dia 23 de fevereiro.
 
Participaram do evento, que foi conduzido pelo presidente do clube, o bioquímico Pedro Humberto Fernandes Alves, os rotarianos e seus familiares, convidados e representantes de entidades.

Entre as autoridades destacam-se o prefeito municipal, Sérgio Barbosa; o vereador Osvaldo Machado Franco, representando a Mesa Diretora da Câmara de Amambai; o comandante do 17º Rc Mec, Cel. Flávio Josmar Pelegio; o governador assistente do RI, Aparício Matos, representando a governadoria do distrito 4470; o advogado e rotariano Antonio Elias Maciel, representando a OAB de Amambai; a presidente da Casa da Amizade de Amambai, Sueli Alves; e o presidente do Rotaratc, Rafael Francisco de Castilho.

O Rotary Club de Amambai possui atualmente 25 sócios. As reuniões do clube, que foi fundado em 29 de novembro de 1952, acontecem às segundas-feiras, sempre às 19h30. Anualmente, o Rotary de Amambai realiza o Festival Regional do Chopp (Ferechopp), evento beneficente que visa a destinação de recursos à Fundação Rotária e para entidades do município.

Parceria com entidades– A 21ª edição do Ferechopp, realizada em dezembro último, contou com o envolvimento de toda a comunidade – comércio, governo municipal e entidades. A parceria resultou no repasse de R$ 7.000,00 para sete entidades – APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Centro de Educação Infantil Viva Vida Amambai, Centro de Educação Infantil Ciranda do Amor, Unificam (União dos Deficientes Físicos de Amambai) Conselho Comunitário e Pastoral da Criança. Na solenidade festiva desta semana, o Rotary Club de Amambai também realizou o registro oficial da doação deste recurso.

Estiveram na reunião representantes do Lar do Idoso – Lurdes Ciarini, Conselho Comunitário – Alcibes Araújo, Ciranda do Amor – Doraci de Matos e Alice Amândio e Viva Vida – Carmem Perin. “Este exemplo do Rotary, de vincular a receita da festa com destinação de recursos para entidades, é um exemplo que seguimos em outros eventos (…) meu aprendizado de Rotary cresceu muito neste meu mandato”, destacou o prefeito Sérgio Barbosa.

Títulos Paul Harris- A doação de US $ 2000 à Fundação Rotária foi também viabilizada através da realização do Ferechopp. Com esta ação, o clube agraciou dois companheiros com o título Paul Harris. Receberam os títulos os rotarianos Pedro Humberto e Antonino Batista Ferreira.

Título "Companheiro Paul Harris" é o nome que leva o certificado de reconhecimento outorgado pela Fundação Rotária, para qualquer pessoa, pela doação espontânea da importância de US $ l.000, com a finalidade contribuir para os fundos da Fundação Rotária, com que são desenvolvidos seus diversos programas humanitários. O nome é uma homenagem ao fundador da organização.

“O trabalho dos rotarianos em todo o mundo é excepcional, a contribuição do Rotary de Amambai pode ser pequena, mas este pouco significa muito quando o exemplo é perfeito e justo, como é o caso da contribuição do Rotary à Fundação Rotária e às entidades do município”, falou o presidente em seu discurso.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete