26.7 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Amambai:Prefeitura apóia produção de Eucalipto

2008-02-10 13:02:00

A Prefeitura de Amambai, através da secretaria municipal de Obras, está garantindo apoio para o escoamento da produção de eucaliptos no município. O compromisso foi assumido na última sexta-feira, 8, pelo prefeito Sérgio Barbosa, junto aos sócios proprietários da fazenda Tujuri, Silvio Villar Jr.e Oli Saroli, durante visita à propriedade.

A fazenda, que está localizada na região do Chorro, desenvolve a silvicultura (ato de criar e desenvolver povoamentos florestais satisfazendo as necessidades do mercado). Cerca de 900 hectares de eucaliptos estão sendo produzidos no local.  A floresta é composta por 450 hectares de eucaliptos clonados e 450 hectares plantados através de sementes, com idade de um a quatro anos.

O corte final será realizado com 10 anos para mudas clonadas e 12 anos para as árvores oriundas de sementes. Neste ano, inicia o processo de seleção da floresta, onde é realizada a destoca. Segundo o técnico florestal Luciano Francisco de Paula, responsável pelo setor de silvicultura da fazenda, a destoca vai produzir 2.000 toneladas de madeira. 

A produção será vendida para cooperativa instalada no município de Amambai. A mão-de-obra na destoca da floresta vai gerar cerca de 45 empregos diretos. De acordo com o proprietário da fazenda, Silvio Villar Jr, os empregos serão preenchidos com pessoas do município de Amambai.      

Durante visita à propriedade, o prefeito garantiu a abertura de corredor público para o escoamento da produção e a realização de cursos e palestras sobre a atividade, através de parceria com o Sindicato Rural de Amambai. A obra vai atender também moradores das fazendas circunvizinhas com a melhoria do transporte escolar.   

Segundo o prefeito Sérgio Barbosa, a administração municipal tem incentivado a diversificação da produção agropecuária. “Nestes três anos, já construímos e reconstruímos mais de 20 pontes e as estradas rurais têm recebido manutenção permanente. Atividade como esta que gera emprego, mantém o equilíbrio natural e representa mais uma alternativa para o proprietário rural tem que ter o apoio do poder público”, comentou o prefeito.

Acompanharam o prefeito Sérgio Barbosa na visita, o vereador Gilmar Vicentin, secretária de Obras, Gelza Dutra, sócios proprietários da fazenda, Silvio Villar Jr e Oli Saroli, e o técnico florestal, Luciano Francisco de Paula.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete