22.4 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Amambai: Professores indígenas participam de curso

2008-01-22 11:15:00


Pelo quarto ano consecutivo, a Missão Evangélica Caiuá, em Amambai, recebe uma equipe de São Paulo, capital, que vem ministrar curso de evangelização para crianças, para professores indígenas, e Escola Bíblica de Férias para crianças das aldeias Amambai, Limão Verde, Guembé e Jaguari. É um trabalho filantrópico, que mobiliza a Igreja Batista da Lapa, de São Paulo, capital, em prol dos índios de Mato Grosso do Sul.

Desde 2004 foram 8 vindas a Amambai, sempre trazendo capacitação aos professores indígenas dessas aldeias, ensinamentos bíblicos às crianças, além dos donativos que são enviados durante o ano: roupas, sapatos e brinquedos, que são distribuídos nas aldeias pelos responsáveis pelo trabalho na Missão Caiuá em Amambai, o pastor Mário Alves da Rocha e a dona Maria Gonçalves Rocha.

Este ano, dois cursos foram feitos, de 15 a 19 de janeiro, por 73 professores, em sua grande maioria índios das aldeias Amambai, Taquaperi, Jacaré, Jaguari, Limão Verde, Lagoa Rica e Sassoró, e também por professores da Escola Municipal Mitã Rory. Os cursos foram ministrados por professores da APEC – Aliança Pró Evangelização de Crianças/Área Nacional – Departamento Transcultural. Os professores ministrantes foram Vanda (São Paulo), pastor Tiago (São Paulo), Adenilse (Campinas), Fleudna (Campo Grande) e Sonia (Cuiabá).

Segundo o pastor Tiago, que coordena esse trabalho, o objetivo dos cursos é o treinamento dos índios para evangelização de crianças e o trabalho tem sido muito bom. Os Caiuás e Guaranis têm respondido além das expectativas e as equipes têm sido muito bem recebidas nas aldeias, pelos capitães, pelas famílias e pelas crianças.

Nesta semana, de 21 a 24 de janeiro, está sendo realizada uma EBF – Escola Bíblica de Férias -, atendendo crianças das aldeias Amambai, Limão Verde, Guembé e  Jaguari, onde as crianças ouvem história bíblica, história missionária, participam de brincadeiras com fantoche e recebem lanche e algodão doce. Esse tipo de trabalho reúne centenas de crianças todos os anos e proporciona a elas, além de entretenimento para as férias escolares, valiosos ensinamentos.

Além da Igreja Batista da Lapa e da Missão Evangélica Caiuá, estão envolvidos nesse projeto a APEC e o CONPLEI – Conselho de Pastores e Líderes Indígenas.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

1º Circuito Analy de corrida de rua acontece dia 27 em Amambai

Vilson Nascimento Acontece no sábado, 27 de abril, em Amambai,...

Enquete