29.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Agentes patrimoniais de Amambai realizam projeto

2008-01-22 09:34:00

Sérgio da Luz

Agentes Patrimoniais de Amambai iniciaram, no dia 14 deste mês, a primeira etapa do projeto “Valorizando o Patrimônio Público”, que compreende na revitalização das estruturas de quatro escolas de Amambai. O projeto visa conscientizar estudantes, pais, professores e profissionais ligados à área sobre os cuidados com as escolas.

Inicialmente a primeira etapa atende à escola Vespasiano Martins. Diversos serviços estão sendo realizados pelos agentes, pais, alunos e voluntários da comunidade. No período de quatro semanas, com uma semana em cada escola, o projeto prevê trabalhos nas escolas Doutor Fernando Corrêa da Costa, Felipe de Brum e Dom Aquino Corrêa.

Para desenvolver o projeto, foram criadas parcerias com o comércio local e a Prefeitura de Amambai.

Com apenas 11 anos de idade, Wilian Francisco da Rosa, acompanhado de dois colegas, mostra que está aprendendo a lição; durante a semana esteve auxiliando os voluntários nos trabalhos na escola Vespasiano, onde estuda. “Nós pintamos aqui (apontando o canto da calçada), ajudamos a varrer, pintamos as cercas (mostrando os alambrados da quadra poliesportiva), fizemos bastante coisa”, disse o garoto, acrescentando: “nós aprendemos que temos que cuidar da escola; é aqui que estudamos”. Foi esse intuito que levou o agente patrimonial Adão Miranda Cortes a desenvolver o projeto. “Os alunos têm que aprender a cuidar do que é seu. Às vezes as pessoas pensam que a escola é do Governo, o que não é verdade; isso é nosso, é dos alunos”, disse Miranda.

A segunda etapa do projeto, já no período de aula, envolverá os alunos em trabalhos práticos e com palestras educativas. “Queremos que cada um valorize a escola e trabalhe por ela, porque quando pensarem em rabiscar ou pichar as paredes eles lembrarão que foram eles que pintaram a escola”, explicou.

Atualmente 13 dos 15 agentes ligados ao Sindicato dos Agentes Patrimoniais de Amambai estão no projeto, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal, do jornal A Gazeta, SINDASP/MS, Exata Materiais para Construção, Cola Construtora, Foto Reis, São Luiz Materiais para Construção, 5º Semestre de Administração da FIAMA, vereador Gilmar Vicentin, vereador Anderson Mansano e vereador Carlos Nascimento, o “Carlinhos”.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete