27.4 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Pecuaristas têm intensificado produção com a agricultura

2019-02-08 09:14:00

Raquel Fernandes/Grupo A Gazeta

Pecuaristas de Amambai tem encontrado na agricultura uma forma de integrar e aperfeiçoar a produção rural. Além do fomento à produção agrícola que traz inúmeros benefícios ao produtor rural e a economia do município, a integração proporciona a recuperação das pastagens, devolve vigor às áreas desmatadas e aumenta a qualidade e quantidade da produção de grãos, carne e leite.

O produtor rural e cooperado da Coopersa, Carlos Henrique de Oliveira, sempre trabalhou apenas com a Pecuária e desde 2018 adotou o sistema integração lavoura x pecuária em sua propriedade. De acordo com o produtor, a decisão de ingressar na agricultura trouxe resultados satisfatórios à sua produção.

 “Já no primeiro ano do plantio da soja, obtive na colheita uma produtividade média de 60,5 scs/há”, conta Carlos, acrescentando ainda que pretende aumentar sua área agrícola no próximo ano.

A Cooperativa Agroindustrial Amambai- Coopersa tem incentivado o desenvolvimento da agricultura no município. De acordo com o engenheiro Agrônomo da Coopersa, Luiz Felipe Corsini, os cooperados são orientados com técnicas e recomendações para intensificar cada vez mais a produção.

“O produtor rural, Carlos Henrique de Oliveira, seguiu todas orientações da equipe técnica da cooperativa e o que contribuiu para este resultado”, informou.

Benefício

O pesquisador da Embrapa Gado de Corte Roberto Giolo em entrevista ao G1, destacou que muitas pastagens com algum tipo de degradação no MS estão sendo recuperadas por meio da agricultura.

“Essa ação de utilizar a lavoura em integração na verdade recupera o pasto e já tem parte dos custos já amortizados. O benefício imediato é que você faz a recuperação do seu pasto e você pode ter essa recuperação toda paga pela venda dos grãos. No futuro você tem uma pastagem melhor, porque vai vir num solo todo corrigido para a lavoura que foi plantada” concluiu Giolo.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete