13.8 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Prefeito faz balanço na abertura do ano legislativo em Amambai

2014-02-03 16:11:00

Vilson Nascimento

O prefeito Sérgio Diozébio Barbosa (PMDB) esteve pessoalmente na Câmara Municipal na manhã dessa segunda-feira, 3 de fevereiro, acompanhando a abertura do ano legislativo de 2014, em Amambai.

Em sua mensagem aos parlamentares, o prefeito pediu o apoio dos vereadores na votação de projetos e matérias de interesse da população de Amambai e fez um balanço das ações do Poder Executivo Municipal local no decorrer do ano de 2013.

O prefeito também falou sobre as perspectivas para este ano de 2014, sobre a retomada das discussões para a instalação de uma usina de álcool e a previsão de chegada de outras empresas para gerar empregos no município e também fez uma explanação sobre ações de secretarias municipais.

Veja a íntegra a mensagem do prefeito Sérgio Barbosa:

Imagem: Vilson Nascimento/A Gazetanews

Mensagem em texto:

BOM DIA

Passou o primeiro ano de nosso mandato,  2013 foi um ano recheado de desafios, talvez alguns que no seu inicio nos parecia intransponíveis.

Bem diferente do inicio do ano anterior, onde por várias vezes, inclusive nesta casa, aconteceu debates sobre dividas e compromissos não cumpridos de acordo com a legislação de responsabilidade fiscal, como contrapartidas de obras iniciadas, salários de servidores, saques de convênios para atender despesas não vinculadas, empenhos anulados mascarando os balanços, índice da educação menor de 25% em 2012, entre outros, hoje podemos anunciar que graças ao apoio desta casa, de nossos secretários e servidores públicos, conseguimos pagar todas estas dívidas.

Se retornarmos um pouco no tempo é fácil lembrar o dia 01/01/2013, com os postos de saúde com os estoques de medicamentos lastimável, com muita deficiência nos equipamentos para esterilização instrumental, UTI desmontada, nenhuma cirurgia ortopédica sendo realizada no hospital regional, dividas com tributos e fornecedores que comprometiam a continuidade do hospital regional, era assim um triste retrato da nossa saúde, hoje um ano depois, mesmo tendo consciência do longo caminho que ainda deveremos percorrer, conseguimos através de apoio financeiro melhorar em muito este quadro, com o retorno de cirurgias ortopédicas evitando levar para longe nossos pacientes, restabelecemos os estoques de medicamentos com um investimento na ordem de mais de 70% em relação ao ano anterior, além de estarmos reformando os postos de saúde da Vila Mangai, Varocopa, Limeira e Central, também colocamos em funcionamento nossa UTI móvel, adquirimos  autoclaves, equipamentos para laboratório e esta para chegar  2 novas ambulâncias.

Na educação os professores ainda não tinha implantado toda hora atividade de 1/3, muitas escolas com seus espaços necessitando de reformas urgentes, 1/3 das férias sem pagar, entre outras dificuldades, conseguimos adquirir 10 ônibus para transporte de nossos alunos e mais 3 veiculos para as demais necessidades, basicamente terminando as reformas das Escolas Antonio Pinto, Tupã Nhadeva, SEMED, construindo um pátio coberto e cozinha para Escola Rachid, Quadra coberta da Escola Airton Sena, e assim continuaremos seguindo as prioridades. Outra situação importante foi a retomada das matriculas da Escola Agricola e a implantação de uma parceria com a Fundação MS e Coopersa, que já está proporcionando a transformação da Escola em um Centro de Pesquisas agropecuárias.

Nossas Estradas receberam diversas intervenções para bem atender o homem do campo, parece coincidência mas novamente encontramos nossas pontes em péssimas condições, foram cerca de 14 pontes que receberam reformas ou foram reconstruídas no ano passado, cascalhamentos, aterros e muito serviço, na  Assistência Social muito trabalho, mutirão de registros e documentos na comunidade indígena, dialogo permanente e transparente com as Entidades, apoiando aquelas que tiveram mais dificuldades, manutenção eficaz dos programas sociais, despolitização do atendimento da assistência, entre outras. Também concluímos as habitações do conjunto Mangai, nhu verá, rurais, além de encaminharmos vários projetos que resultarão em moradias dignas para a comunidade urbana, rural e indígena. 

Podemos destacar o término no novo Cemitério Municipal, com um trabalho incansável na liberação ambiental, também comemoramos este mês a publicação da licença ambiental do projeto da Usina 3 barras, e agora estaremos retomando com toda força junto com os empresários o convencimento dos investidores  em tornar realidade a instalação da Usina em nosso município. Em 2013 inauguramos o Centro de capacitação Profissional, com parceria do SENAI, SENAC e principalmente do governo Federal através do PRONATEC, estimulamos os empresários e agricultores familiares a participarem dos fornecimentos de produtos e serviços para o município, desta forma estimulando o comércio local, que pela primeira vez através de um convênio com a ACIA proporcionamos o sorteio de um veículo para que comprou em nossa cidade.

A patrulha mecanizada fez um constante trabalho no preparo de terras e açudes na propriedades rurais tradicionais, assentamentos e comunidade indígena, onde estamos construindo um barracão para o apoio da agricultura na Aldeia Amambai, onde moram a segunda maior população indígena do mato grosso do sul.

A cultura e o esporte voltaram a promover diversos eventos em nossa cidade, oportunizando momentos de entretenimento e lazer, onde destacamos o retorno do FESTIBAI, que foi um sucesso, a conquista do título de campeão de futebol de campo do CONESUL, levando novamente os torcedores para o campão, depois de muitos anos.

Queremos lembrar também o bom trabalho na limpeza de nossa cidade, com um grande esforço devolvendo a Praça Cel. Valêncio de Brum para a comunidade, com uma bela decoração natalina.

Implantamos o projeto MINHA CIDADE É 10, que tem sido um bom e desejado momento para as comunidades, principalmente dos bairros, dividimos nossa cidade em 10 setores, e aproveitamos para convidar a todos para a próxima edição que será dia 13 de fevereiro a partir das 8 horas na região do jardim panorama, com centralização na Escola Maria Bataglin.

É muito difícil para um administrador eleger prioridades, pois ela sempre esta ligada a cada pessoa, comunidade ou região, assim quando uma ponte cai, para os moradores dos 2 lados do rio aquela obra passa a ser uma prioridade, transpassando as prioridades que quando a ponte estava normal eram desejadas, digo isto, não para eximir da responsabilidade, mas para prestar contas para nossa comunidade, sobre a questão do recapeamento de nossas ruas e operação tapa buracos, nossos trabalhadores o ano todo se empenharam, também fizemos recapeamento em uma parte da Rua da República, mas sabíamos que precisamos de muito mais, porém para esta finalidade os recursos devem ser livres, não podem ser da educação, da saúde, da assistência social, das estradas rurais, etc, enfim devem ser livres, ou seja o mais difícil, agora passado as dificuldades já relatadas estamos licitando obras de recapeamento de 60 ruas, que serão realizadas conforme as disponibilidades financeiras, que deveremos iniciar ainda este mês de fevereiro, além do compromisso do Governador Andre Pucinelli em recapear nossa avenida Pedro Manvailer.

Não tenho dúvidas pelo planejamento adotado, pela austeridade com o dinheiro público, que só como exemplo economizamos em 2013, comparado com 2012 quase 900 mil reais na manutenção de veículos e maquinas, compramos a vista com recursos próprios 10 veículos que estarão servindo nossa cidade, assim este ano de 2014 será muito melhor, muitas obras previstas, recursos conquistados com nossa bancada federal e Estadual, com o Governo do Estado e Federal, e ainda pela dedicação dos trabalhadores públicos e com certeza com a participação do legislativo de Amambai, que honra esta Casa.

Outra noticia importante foi que primeira na história, através do consorcio CONISUL, está acontecendo o primeiro pregão coletivo para aquisição de medicamentos, que estará beneficiando 11 municipios.

                                   O passado nos serviu de escola, estamos trabalhando duro no presente para que no futuro nossa história possa nos orgulhar.

                                 Bom trabalho, saúde e muita paz em 2014.

                                               Sérgio Diozébio Barbosa

Prefeito Municipal    

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete