Gazeta de Amambaí


Quinta-Feira, 31 de Janeiro de 2019 às 17:17

Servidores da saúde recebem treinamento de combate a incêndios em Amambai

Defesa Civil realizou treinamentos com todas as unidades de saúde do município

Raquel Fernandes
 
Estabelecimentos, empresas, instituições públicas e privadas devem possuir extintores instalados em suas dependências. É uma exigência obrigatória do Código de Segurança do Corpo de Bombeiros. Porém, nem todas as pessoas que trabalham nestes estabelecimentos têm conhecimento de como utilizar os extintores de forma adequada. 
 
Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Defesa Civil de Amambai promoveu um treinamento com todos os funcionários que atuam na área da saúde do município, com o objetivo de capacitá-los para que saibam como utilizar os extintores em situações de princípio de incêndio
 
De acordo com a diretora municipal de Saúde, Dirlene Zanetti, as aulas foram realizadas durante os meses de novembro e dezembro na Secretaria de Saúde, nas unidades de saúde das vilas, Vilarinho, Guape, Doriane, Varocopa, São Luis, Panorama, Mangay e Limeira, no Posto Central, Laboratórios Central e de Prótese e Ortese Dentária, Clínica de Fisioterapia e Vigilância Sanitária.
 
 “Há extintores e equipamentos de segurança em todas as unidades, mas notamos que a maioria dos colaboradores não tinha conhecimento de como utilizar os extintores. Com este treinamento os nossos colaboradores podem ser agentes de prevenção e combate de princípio de incêndio em seus respectivos locais de trabalho, zelando sempre pela sua vida e consequentemente pela vida de todos os colegas de profissão. Todos receberam de forma muito positiva, os treinamentos animaram a equipe.”, comentou a diretora.
 
Treinamento
O treinamento teórico e prático foi ministrado pelo coordenador municipal da Defesa Civil e Subtenente do Corpo de Bombeiros, Wilson Vicente Ferreira. Nas aulas, os funcionários puderam aprender sobre a identificação de riscos nas edificações, conhecer e reconhecer os tipos de extintores e as formas corretas de utilização, instalação, além de receberem dicas de como agir em casos de princípio de incêndio.
“É tão importante você ter esse equipamento, quanto você saber para que serve e como usar. A falta de afinidade com o equipamento pode provocar danos irreparáveis. Extintor é para princípio de incêndios e o seu uso correto pode evitar danos materiais, estruturais e proteger vidas.” Enfatizou Wilson.
 
Durante o treinamento prático, todos puderam manusear os extintores e agir em situações simuladas pela Defesa Civil. “Simulamos situações do uso errado do extintor para que eles pudessem ver as conseqüências deste uso inadequado. Além disso, os funcionários também receberam dicas de prevenção, de como reconhecer os extintores em situações de muita fumaça, de como agir, quando, por exemplo, ocorre um vazamento de gás, entre outras técnicas.”
 
Prevenção 
Outro ponto positivo do treinamento é que segundo o Bombeiro Wilson, as forma de prevenção de incêndio foram muito bem recebidas por toda a equipe. “A aceitação foi 100%. Todos os funcionários, de todos os setores da saúde participaram. O interessante é que, após o curso, se consolidou na equipe uma visão de prevenção, na qual todos estão atentos a diversos detalhes, como por exemplo, a utilização correta de tomadas, das mangueiras do botijão do gás, entre outros”, destacou.
Fonte: A Gazeta News

Veja mais fotos:

COMPARTILHE

IMPRIMIR

   
  • Mais Notícias
  • Mais Lidas
  • Mais Cidade

Copyright © A Gazeta News.
Todos os Direitos Reservados.
Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que citada a fonte.