23.3 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Amambai:Técnico agrícola indígena desenvolve projeto

2008-01-13 01:49:00

Vilson Nascimento

O técnico agrícola Antonino Gomes, que é indígena da etnia guarani-kaiowá, está desenvolvendo um projeto de viveiro de mudas frutíferas, ornamentais e medicinais indígenas para serem distribuídas a 23 aldeias da região de fronteira entre Brasil e Paraguai assistidas pelo Núcleo da Funai (Fundação Nacional do Índio) de Amambai.

O projeto, que está em fase de iniciação, será desenvolvido com recursos da própria Funai, com respaldo da Prefeitura de Amambai, que fornecerá o local para a implantação do viveiro e dará apoio para o desenvolvimento dos trabalhos.

“É um sonho antigo. Desde 2000 venho tentando a aprovação desse projeto junto a Funai e só agora conseguimos colocar em prática”, disse Antonino Gomes que irá desenvolver o projeto em companhia de outro técnico agrícola indígena, Roberto Ingeomak.

“Nossa idéia é produzir, inicialmente, 40 mil mudas de espécies diversificadas em uma primeira etapa, mas a meta é fechar o ano com pelo menos 100 mil mudas”, finalizou Antonino que também é universitário do curso de história na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) em Amambai.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete