20 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Amambai:Saúde tranqüiliza população sobre febre amarela

2008-01-12 07:42:00

Vilson Nascimento

Apesar de estar em estado de alerta, principalmente após a divulgação, por parte do Ministério da Saúde, que uma mulher, que está internada no estado de São Paulo teria contraído a doença em Mato Grosso do Sul, a Secretaria Municipal de Saúde de Amambai tranqüiliza a população em relação a febre amarela para evitar uma “corrida”, segundo a secretaria, desnecessária aos postos de saúde do município, principalmente porque não tem vacina disponível para uma vacinação em massa.

Segundo o secretário de saúde Pedro Humberto o município, como toda a região Centro Oeste do País, está em alerta e adotando as medidas necessárias para evitar uma epidemia da doença que era considerada erradicada no País desde a década de 40, mas hoje o município, o estado e o País não tem condições de realizar uma vacinação em massa da população por não ter vacina disponível.

“Como a doença era considerada erradicada, a produção de vacina foi diminuída e atualmente só estava sendo aplicada em crianças a partir dos nove meses de idade e em casos esporádicos. Hoje o Ministério da Saúde não tem vacina suficiente para imunizar toda a população”, disse Pedro Humberto ao relatar que Amambai deverá receber do Estado, na próxima terça-feira (15), uma remessa maior de vacina para atender a população que tem aumentado a procura dos postos de saúde em busca da vacina.
Orientações

“Atualmente nosso estoque é limitado e não temos condições de vacinar todas as pessoas que procuram os postos de saúde em Amambai. Por conta da falta de estoques estamos vacinando apenas as crianças a partir dos 9 meses, cuja doze da vacina é obrigatória, pessoas que vão viajar para o estado de Goiás ou região de Brasília onde os casos foram registrados com maior intensidade e pessoas que vão passar por um certo período em regiões de matas e na zona rural”, disse o secretário ao informar que até o momento todas as notificações sobre a doença registradas no País foram da “febre amarela silvestre”, que é transmitida pelos mosquitos do gênero Haemagogus, não encontrados em perímetros urbanos.

“No perímetro urbano o mosquito transmissor da febre amarela é o Aedes Aegypti, o mesmo mosquito que transmite a Dengue, mas até agora não teve nenhum caso registrado de febre amarela urbana”, disse Pedro Humberto ao pedir atenção redobrada da população em relação ao controle do Aedes Aegypti, não deixando água parada, ambiente ideal para a reprodução do inseto.

Vacina tem validade de dez anos- O secretário também passou orientações à população em relação ao tempo de imunização da vacina contra a febre amarela, que é de dez anos.

“Uma informação importante para evitar uma procura desenfreada pela vacina, sobrecarregando os postos de saúde é o prazo de validade da vacina para quem já foi imunizado é de dez anos, portanto quem tomou essa vacina há  menos de dez anos já está imune a doença e não precisa tomar nova dose. Essa informação é importante ser observada para evitar que pessoas já imunizadas venham a procurar os postos de saúde e tomar a vacina desnecessariamente, inclusive tomado o lugar de outra pessoa que ainda não foi imunizada”, orientou o secretário de saúde.

Humberto informou, também que vacina contra a febre amarela em Amambai está disponível para aplicação, nos casos já citados, (crianças a partir dos 9 meses de idade, pessoas que vão viajar para área de risco e para região de matas), nos postos de saúde central, na Vila Doriana, da Vila Varocopa e da Vila Mangay. Nos postos da Vila Limeira, que passa por reformas e da Vila Guape não tem a vacina.


Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete