19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

União reconhece situação de emergência em Amambai

2018-12-21 17:03:00

Vilson Nascimento

A Secretaria Nacional da Defesa Civil reconheceu e a União homologou, no decorrer dessa semana, a situação de emergência decretada pelo município e também reconhecido pelo Governo do Estado, em Mato Grosso do Sul, em virtude dos danos provocados pelas chuvas, em Amambai.

O grande volume de chuva que caiu no município do final de setembro até a segunda quinzena de outubro deste ano danificou vários quilômetros de estradas rurais, rompeu aterros e destruiu parcial ou totalmente pontes de madeira, causando grandes prejuízos e chegando inclusive a provocar a interrupção do transporte escolar e deixar moradores de áreas rurais praticamente isolados.

Com o decreto de emergência assinado pelo prefeito do município, Dr. Edinaldo Bandeira (PSDB) o Governo do Estado reconheceu a gravidade, homologou a medida administrativa adotada pelo chefe do Poder Executivo local e enviou apoio emergencial para buscar amenizar os danos.

Com o decreto de emergência reconhecido pelo Governo Federal, a prefeitura de Amambai vai buscar agora recursos para reconstruir em concreto, pelo menos três pontes de madeira danificadas pela força das águas.

Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil em Amambai, o subtenente do Corpo de Bombeiros Wilson Vicente Ferreira, o minucioso levantamento de danos realizado pela Defesa Civil local em conjunto com a Secretaria Municipal de Obras foi crucial para detalhar à Defesa Civil estadual e nacional, os elevados estragos provocados pelas intempéries e a necessidade de o Estado e a União promoverem ações de socorro ao município.

Pontes pleiteadas

Entre as diversas pontes danificadas por conta do elevado volume de chuva registrado no mês de outubro, a prefeitura, juntamente com a Defesa Civil, selecionou três delas situadas em regiões estratégicas para o transporte escolar e o escoamento da produção agropecuária do município, para pleitear recursos da União para a reconstrução em concreto.

Uma está situada sobre o Rio Moroti, na região da Fazenda Alexandria e duas sobre o Rio Itaipá, uma na região da Fazenda Guaritá e outra na região da Fazenda Bonanza.

“Tivemos sete pontes atingidas com maior intensidade pelos temporais. Quatro foram danificadas e as três delas, as duas sobre o Rio Itaipá e a sobre o Rio Moroti, destruídas e teremos que reconstruir”, disse o coordenador da Defesa Civil local.

Wilson Vivente informou que a partir de agora, com a situação de emergência reconhecida e homologada pela União, a Defesa Civil, juntamente com a equipe técnica à serviço da prefeitura local, vai elaborar o plano de trabalho para encaminhar ao Governo Federal e pleitear os recursos para a reconstrução das pontes.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete