25.6 C
Amambai
terça-feira, 19 de março de 2024

Reunião na capital discute Núcleo de Perícias para Amambai

2018-12-11 17:42:00

Vilson Nascimento

Na manhã dessa terça-feira, dia 11 de dezembro, o prefeito Dr. Edinaldo Bandeira (PSDB) e o delegado regional adjunto, da Delegacia Regional de Polícia Civil de Ponta Porã, Dr. Mikaill Alessandro Gouveia Faria, participaram na capital do Estado, Campo Grande, de uma importante reunião no que diz respeito à instalação de uma Delegacia Regional da PC em Amambai.

A reunião com a Coordenadoria Geral de Perícia da Polícia Civil em Mato Grosso do Sul tratou da instalação do Núcleo de Perícias, em Amambai.

A criação da Delegacia Regional em Amambai já foi aprovada pelo SCPC (Conselho Superior da Polícia Civil) em Mato Grosso do Sul e segundo o prefeito, Dr. Bandeira, a instalação do Núcleo de Perícias é um dos primeiros passos para a instalação da DRPC.

Para Dr. Bandeira, que é médico e já chegou a atuar como legista em Amambai, a vinda da Delegacia Regional vai beneficiar não só Amambai, mas também toda a região, já que trará ao município e para mais próximo dos demais municípios da região, além do Núcleo de Perícias, um conglomerado de serviços como a Delegacia da Mulher (DAM) e o IMOL (Instituto de Medicina e Odontologia Legal), dando uma resposta mais rápida e eficiente, tanto para a população de Amambai como para os moradores dos demais municípios da região, inclusive nas ações de prevenção e investigações de crimes.

Atualmente os familiares de pessoas que morrem de causas consideradas não naturais como vítimas de homicídio, feminicídio, suicídio, acidentes ou em situações classificadas como morte a esclarecer, que são encaminhadas para o IMOL de Ponta Porã, tem que aguardar, em alguns casos, até mais de dia pela realização de necropsia e a liberação do corpo.

“Com a Delegacia Regional aqui em Amambai a população de nosso município e da região terá esse serviço mais próximo e consequentemente um atendimento mais rápido”, destacou Dr. Bandeira, que estava acompanhado na reunião dessa terça com a Coordenadoria Geral de Perícias da Polícia Civil também pelo investigador de Polícia Civil, Ivan Zacarias e pelo secretário municipal do meio ambiente em Amambai, Luciney Bampi.

Segundo Dr. Bandeira, por entender a grande importância da vinda de uma Delegacia Regional da Polícia Civil no município, a Prefeitura de Amambai está oferecendo todo o apoio possível ao Estado para sua instalação.

DRPC vai fortalecer a posição de polo regional

A vinda da Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC) para o município vai fortalecer ainda mais Amambai como cidade polo regional.

No que tange a segurança pública o município já é sede de três órgãos que atendem toda a região, como é o caso da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (3ª CIPM), o 16º Subgrupamento Independente do Corpo de Bombeiros (16º SGB) e o recém-instalado 2º Subgrupamento da Polícia Militar Ambiental (2º GPMA).

Hoje Amambai e municípios como Tacuru, Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia e Aral Moreira são áreas de cobertura da longínqua e sobrecarregada de trabalho, Delegacia Regional de Ponta Porã.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Sicredi de Amambai celebra o Dia Internacional da Mulher com evento especial

Raquel Fernandes No último dia 8 de março, o Sicredi...

Valter Brito renuncia ao cargo de vereador em Amambai

Vilson Nascimento Investigado por supostas irregularidades em processos de licitação,...

Prefeito envia ofício à ANEEL solicitando esclarecimentos sobre quedas de energia em Paranhos

Em documento que será entregue à distribuidora e encaminhado...

Exército ativa Esquadrão em Iguatemi, com a presença do prefeito e general da brigada

Solenidades militares marcaram, na manhã desta terça-feira, dia 12...

Enquete