32.8 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Amambai promoverá o I Encontro de Folclore Regional

2008-01-08 16:42:00


Antonio Luiz

A recém-criada Associação Cultural Amambaiense está trabalhando para desenvolver seu primeiro projeto, promovendo “Primeiro Toro Candil”, que está previsto para acontecer  durante a Semana Santa de 2008.

O “Toro Candil” é uma manifestação folclórica de origem desconhecida, mas que chegou à nossa região através do folclore paraguaio. É uma brincadeira com baile que em determinada altura do evento aparece de surpresa o “Toro Candil”, um touro com tochas acesas e  uma avestruz que tenta bicar as pessoas tornando a brincadeira muito divertida.

Também durante a Semana Santa serão apresentadas palestras sobre folclore, abrangendo sobretudo o “Touro Candil” e a “Sortija” – uma espécie de cavalhada reconstituindo a luta entre cristãos e mouros na península Ibérica no século XVI – trazida pelos colonizadores espanhóis e que chegou à nossa região também pelos paraguaios.

Os eventos serão completados com danças do Grupo Camalote da UFMS de Campo Grande, que apresenta um espetáculo muito interessante relacionado a toda a colonização e desenvolvimento da América do Sul.

É importante ressaltar que essas manifestações eram apresentadas normalmente na região até a década de 70 e o objetivo é resgatar o interesse pelo nosso folclore que é tão rico quanto desconhecido da maioria das pessoas.

Será uma excelente oportunidade para poetas, letristas, músicos e compositores apresentarem seus trabalhos, pois também será realizado um Festival de Música Temática [Toro Candil e Sortija] inédito.

O festival acontecerá em duas etapas: por  classificação das letras e por classificação da música completa [letra e ritmo].

Haverá uma premiação para as melhores letras. As quinze escolhidas pelo júri concorrerão a uma premiação em dinheiro que será dada às três primeiras colocadas, determinadas por esse corpo de jurados especializados em cultura popular regional.

As inscrições estarão abertas a partir do dia 14 de janeiro e o prazo para a entrega das letras será até o dia 8 de março.

 Inscrições, informações e regulamento: Rua da República, 2083 ou pelo email:  [email protected]

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Enquete