Gazeta de Amambaí


Quinta-Feira, 04 de Outubro de 2018 às 15:04

Confira o Resumo da Sessão da Câmara de Amambai

CÂMARA DE VEREADORES DE AMAMBAI

RESUMO DA SESSÃO

01/10/2018

 

Vereador Carlinhos

Indicação 197/2018

Assunto: Restauração das luminárias na Praça da Vila Limeira

O vereador apresentou a indicação solicitando ao prefeito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, para que o secretário de serviços urbanos realize uma restauração das luminárias na praça da Vila Limeira, tendo em vista que os moradores que fazem suas caminhadas a noite reclamam da escuridão do local.

 

Vereador Darci José da Silva

Indicação 203/2018

Assunto: aquisição de uma ACADEMIA DE GINÁSTICA AO AR LIVRE PARA CADEIRANTES

O vereador apresentou a indicação solicitando ao prefeito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de viabilizar recursos para aquisição de uma ACADEMIA DE GINÁSTICA AO AR LIVRE PARA CADEIRANTES, para a União dos Deficientes Físicos de Amambai – UNIFICAM.

JUSTIFICATIVA: O objetivo é atender aos usuários da UNIFICAM com a instalação de uma academia de ginástica apropriada para pessoas com deficiências.

A academia irá permitir, que pessoas com diversos tipos de deficiência possam se exercitar inclusive aqueles que têm de se locomover com cadeiras de roda.

Sendo uma ferramenta que contribui para prevenção dos mais diversos males, pois quando incentivamos a pessoa a sair do sedentarismo, a iniciar uma atividade física e melhorar sua alimentação, estamos trabalhando para que ela fique menos doente.

 

Vereador Dilmar Bervian

Indicação 204/2018

Assunto: Melhorias na acessibilidade, com a construção de calçada, estacionamento, rampa de acesso para cadeirantes e iluminação em vários pontos da cidade

O vereador entrou com a indicação solicitando ao Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a implantação de ACESSIBILIDADE, com a construção de calçada, estacionamento, rampa de acesso para cadeirantes e iluminação, nos seguintes locais: Posto de Saúde da Vila Guape, Igreja Católica Rainha dos Apóstolos, Escola Municipal Marlene Vilarinho de Albuquerque e Centro de Educação Infantil Recanto do Saber.

JUSTIFICATIVA: A nossa proposição visa melhorar o acesso aos locais acima citados, no intuito de trazer segurança aos usuários dos mesmos, por se tratar de locais de movimentação intensa de pedestres, proporcionando segurança aos munícipes e aos motoristas, principalmente nos horários de pico.

 

Vereador Geverson Vicentim

Indicação 212/2018

Assunto: pavimentação asfáltica na Rua José Luiz Sampaio Ferraz, na Vila Alvorada

O vereador entrou com a indicação solicitando ao Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de se fazer a pavimentação asfáltica na Rua José Luiz Sampaio Ferraz, na Vila Alvorada, tendo em vista a solicitação dos moradores, pois a mesma se torna intransitável nos dias de chuva, além disso se encontra cheia de buracos e pedras.

 

Vereador Humberto Hasegawa

Indicação 201/2018

Assunto: implantação de senha de atendimento digital nas Unidades de Saúde e Hospital Regional e melhorias no Posto de Saúde Central

O vereador apresentou uma indicação solicitando ao prefeito de Amambai, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade da implantação de senha de atendimento digital nas Unidades de Saúde e Hospital Regional e, também, a instalação de um abrigo/cobertura na lateral do Posto de Saúde Central.

JUSTIFICATIVA: A distribuição de senhas pelo sistema digital, visa agilizar o atendimento e disciplinar o mesmo, evitando assim alguns transtornos. Cabe ressaltar que o bom atendimento da rede municipal de saúde é um dos fatores primordiais e necessários para contribuir com a saúde pública e qualidade de vida.

E, em relação a instalação de uma cobertura na lateral do referido posto, se faz necessária principalmente quando contamos com os ônibus que realizam atendimento específico à saúde da população.

 

Vereador Ilzo Victor

Indicação 195/2018

Assunto: recursos para a implantação de pavimentação asfáltica, na Rua Januário Lima, na Vila Limeira

O vereador entrou com a indicação solicitando ao prefeito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de viabilizar recursos para a implantação de pavimentação asfáltica, na Rua Januário Lima, na Vila Limeira.

JUSTIFICATIVA: Nosso pedido se faz necessário considerando que essa área é de pequena extensão e que tal obra beneficiará nossos munícipes para que os mesmos tenham mais conforto e dignidade em suas localidades.

Ressaltamos ainda que a pavimentação asfáltica é muito mais que uma obra, é oferecer mais segurança, saúde e dignidade à população.

Conto com o apoio do Executivo Municipal, visando atender os moradores da VILA LIMEIRA que enfrentam constantes transtornos com a poeira, enxurradas e erosões que se formam em dias chuvosos.

 

Vereador Ismael Kaiowá

Requerimento 086/2018

Assunto: Realização de Curso preparatório para vestibular

O vereador entrou com o requerimento solicitando a Senhora Secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Mota, para que envie a esta Casa de Leis, informações de quais as possibilidades de viabilizar curso preparatório para o vestibular na Escola Estadual Indígena Mbo’eroy Guarani Kaiowa, localizada na Aldeia Amambai.

JUSTIFICATIVA: Justificamos este requerimento levando em conta o número de estudantes indígenas que prestam vestibular tentando uma vaga em cursos de graduação nas universidades públicas do estado, mas que não conseguem obter êxito nestes concorridos processos seletivos.

O pedido se faz necessário tendo em vista que o Município de Amambai possui a segunda maior população indígena do Estado de Mato Grosso do Sul e dispõe de demanda e estrutura adequada para a implantação do mesmo. Enfatizo que o município de Amambai já ofereceu curso preparatório através da Secretaria de Estado de Educação, o que muito contribuiu para o acesso a uma graduação.

 

Vereadora Janete Córdoba

Indicação 199/2018

Assunto: instalação de uma ACADEMIA DE GINÁSTICA AO AR LIVRE, no Terminal Rodoviário,

A vereadora entrou com a indicação solicitando ao senhor prefeito de Amambai, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de viabilizar a instalação de uma ACADEMIA DE GINÁSTICA AO AR LIVRE, no Terminal Rodoviário, no espaço próximo a caixa d’água.

JUSTIFICATIVA: As academias de ginástica ao ar livre são importantes meios para incentivar a prática regular de atividade física, a convivência solidária e a adoção de um estilo de vida ativo e saudável, utilizando espaços acessíveis a toda a população. É fundamental que o Poder Público Municipal ofereça oportunidades aos munícipes de melhorar sua qualidade de vida.

O objetivo é de estimular a atividade física na população de forma gratuita e com segurança, combatendo o sedentarismo, bem como todas as doenças provocadas por ele.

Estudos mostram que pessoas que não praticam atividades físicas tem mais facilidade em adquirir doenças que põem em risco a sua vida em longo prazo, tais como doenças respiratórias, cardiovasculares e diabetes, ocasionando maiores gastos com a saúde, por tais razões vem avançando o incentivo a prática de atividades físicas, com uma visão positiva ao complemento bem-estar físico mental e social.

 

Certos da contribuição que a presente indicação representa para os moradores daquela região, contamos com seu apoio para a aquisição da citada academia.

 

Vereador Luciano Maurício

Indicação 196/2018

Assunto: recursos para a reforma da quadra de esportes e do parquinho infantil da VILA DORIANE

O vereador entrou com a indicação solicitando ao prefeito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade de viabilizar recursos para a reforma da quadra de esportes e do parquinho infantil da VILA DORIANE.

JUSTIFICATIVA:  Praticar esportes é essencial para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

É necessária a reforma da quadra e do parquinho da vila Doriane, uma vez que estes se encontram em condições precárias para a prática de esportes e lazer causando uma deficiência de tal atividade para toda a população, sabemos que o esporte e o lazer contribuem e são fatores importantes no combate ao uso de drogas e marginalização dos nossos jovens, bem como possibilita inclusive a retirada destes do mundo de atividades ilegais.

A reforma da quadra e do parquinho ora propostas, atenderá os anseios e os desejos dos moradores, e população em geral, além de alavancar o desenvolvimento sócio educacional, esportivo, cultural dos nossos jovens.                                              

 

Vereador Maikell Ruiz

Indicação 200/2018

Assunto:  Atender reivindicações dos moradores do Conjunto Habitacional Caiuás

O vereador apresentou a indicação solicitando ao prefeito de Amambai, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, em favor dos moradores do Conjunto Habitacional Caiuás, que sejam atendidas as seguintes reivindicações:

  • lama asfáltica nas Ruas do Conjunto Habitacional Caiuás;
  • sinalização de Trânsito;
  • reforma da Quadra de Esportes;
  • quebra-molas nas Ruas José Júlio Nunes da Silva e Doneville Pereira dos Santos.

JUSTIFICATIVA: Após receber as reivindicações dos moradores do Conjunto Habitacional Caiuás por meio de informações verbais e de um abaixo assinado, conforme segue cópia anexa, encaminhamos ao Poder Executivo o anseio destes moradores que buscam por melhorias para o seu bairro, e por ser obvio o desejo desta administração atender as solicitações que condicionam as melhorias ao município, acreditamos na sensibilidade do executivo municipal atender estas reivindicações garantindo a qualidade de vida dos moradores.

 

Vereador Roberto Dias

Indicação 194/2018

Assunto: substituir as lâmpadas convencionais por luminárias com tecnologia de LED em vários pontos da cidade

O vereador entrou com o requerimento solicitando ao prefeito de Amambai, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade de substituir as lâmpadas convencionais por luminárias com tecnologia de LED, na Praça Cel. Valêncio de Brum e, também, que se inclua no prolongamento da Avenida Nicolau Otaño até o Frigorífico Frigmann, na saída para Caarapó.

JUSTIFICATIVA: A instalação de lâmpadas de LED gera redução de consumo entre 50% e 70% das que são usadas atualmente, além de proporcionar melhor luminosidade gerando sensação de segurança, possuem ainda mais tempo de vida útil, fato que evitará a troca constante de lâmpadas.

 

Vereador Roberto Sangue Bom

Indicação 198/2018

Assunto: Construção de um redutor de velocidade na vila Copacabana

O vereador apresentou a indicação solicitando ao prefeito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade da construção de um redutor de velocidade (quebra-molas) na Rua Tiradentes, entre as Ruas Sebastião Espindola e Padre Anchieta, na Vila Copacabana.

JUSTIFICATIVA: Senhor Prefeito, nossa proposição se faz necessária, tendo em vista que é uma reivindicação dos moradores das proximidades daquela rua, que vem presenciando o excesso de velocidade dos veículos, principalmente nos horários em que o tráfego se torna intenso, se faz necessário redobrar os cuidados, o que nos preocupa principalmente com a passagem das crianças que retornam da escola.

A instalação desse redutor é de fundamental importância para garantir maior segurança e tranquilidade aos condutores e moradores da região, sendo uma medida de prevenção sobre os riscos de acidentes.

Por tais razões, aguardamos providências, no sentido de se construir o quebra-molas.

 

 

 

Fonte: Assessoria Câmara de Amambai

COMPARTILHE

IMPRIMIR

   
  • Mais Notícias
  • Mais Lidas
  • Mais Cidade

Copyright © A Gazeta News.
Todos os Direitos Reservados.
Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que citada a fonte.