26.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Ação resgata Curicaca preso no topo de árvore, em Amambai

2018-09-16 22:05:00

Vilson Nascimento

Uma ação envolvendo voluntários e um ato de coragem e profissionalismo de um sargento do Corpo de Bombeiros local resgatou, na manhã de domingo, 16 de setembro, em Amambai, uma ave, cuja presença na natureza está cada vez mais escassa no município e na região.

A Curicaca estava preso por uma grossa linha de pesca, no topo de uma peroba de aproximadamente 20 metros de altura, localizada em uma fazenda distante cerca de 8 quilômetros da cidade.

Ao tomar conhecimento da situação crítica, que colocava a vida do pássaro em risco, os antigos voluntários do SAVE (Serviço de Atendimento Voluntário a Emergência), um grupo voluntário de salvamento que atuava em resgate de vítimas de acidentes em Amambai antes da chegada do Corpo de Bombeiros, Celo Córdoba, o subtenente bombeiro Wilson Vicente Ferreira e Osmar Júnior, se mobilizou para viabilizar o resgate.

Sem equipamentos adequados, os ex-voluntários buscaram o apoio do Corpo de Bombeiros, foi ai que entrou em cena a dedicação e o profissionalismo do sargento bombeiro Ricardo Viana.

Não havia escada e nem o emprego de uma máquina agrícola foi suficiente para alcançar o animal.

Com o emprego de equipamentos de segurança, mas principalmente muita coragem e dedicação, o sargento bombeiro escalou a árvore molhada pela chuva até o limite de proximidade que o galho, que foi ficando mais fino, permitiu se aproximar da ave.

Com o emprego de um pedaço de taquara, o bombeiro conseguiu soltar o pássaro que estava preso pela linha de pesca e com uma lona servindo como uma espécie de rede para amortecer a queda, os demais voluntários ampararam a Curicaca.

Depois de resgatado o pássaro foi levado até médico veterinário Ednor Bampi, que também voluntariamente presta socorro a animais silvestres encontrados feridos em Amambai.

Após avaliação, o médico veterinário teria constatado que a Curicaca não apresentava nenhum ferimento mais grave e manteve a ave sob observação até que se recupere, principalmente do estresse sofrido, para ser solto novamente na natureza, fato que deve ocorrer neste início de semana.

Segundo os voluntários, a Curicaca é parte de um casal da ave que todos os anos, nessa época do ano, retorna e forma ninho na copa da mesma peroba em que foi resgatada nesse domingo.

De acordo com os voluntários, depois de recuperado o pássaro foi solto na manhã dessa segunda-feira (17) no mesmo local que foi encontrado para seguir sua vida normal.

Em relação a grossa linha de pesca encontrada enrolada no animal, a ave pode ter sido vitimada, segundo os voluntários, ao se alimentar às margens de algum rio da região.

Matéria atualizada às 20h34 desta segunda-feira.

No vídeo o cantar da Curicaca na natureza

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete