20.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Equipe de 16 profissionais garante o funcionamento do Grupo A Gazeta

2018-06-19 11:01:00

Raquel Fernandes

O mês de junho é especial para o Jornal A Gazeta, que comemorou 24 anos de existência no dia 3. Já falamos um pouco da história, dos colaboradores veteranos e hoje vamos conhecer a equipe que trabalha atualmente.

Em 1994, a equipe de trabalhadores se resumia aos sócios, Clésio Damasceno Ribeiro, Ademir e Sérgio Lopes. Os três escreviam, linotipavam, imprimiam, vendiam e distribuíam o jornal. Uma equipe pequena, mas que garantia a circulação semanal do impresso Gazeta de Amambai.

Hoje, o Grupo A Gazeta, sob direção de Clésio Damasceno e de sua esposa, Patrícia Rocha, éconsolidado como uma empresa forte na área da comunicação, que além do Jornal Impresso, conta com a Gráfica e o site A Gazeta News. Atualmente, uma equipe de 16 colaboradores garante o funcionamento de todo o sistema que compõe o Grupo. São 8 desenvolvendo funções na Gráfica e 8 dedicados ao Jornal A Gazeta e Site A Gazeta News.  

Impresso A Gazeta

Até o jornal chegar às residências de Amambai e região, há várias etapas de desenvolvimento. A produção da notícia e das reportagens, que nascem das sugestões de pautas, do monitoramento dos acontecimentos, pesquisa e checagem de dados, entrevistas e redação dos textos são realizadas pelos jornalistas Vilson Nascimento e Raquel Fernandes e pelo diretor do grupo A Gazeta, Clésio Damasceno.

Após formatadas as matérias, ela passa pelos diagramadores Wanderson Rocha e Bruno Farias, que trabalham em harmonia com os funcionários da gráfica, garantindo a impressão do jornal. A distribuição do impresso em Amambai é realizada pelo funcionário Carlos Nascimento, que também realiza os serviços de acabamento gráfico e também contribui com o monitoramento e cobertura fotográfica de eventos que são noticiados.

O diagramador Wanderson Rocha, também desempenha a função de revisor e coordena a distribuição regional do Jornal. Bruno Farias, além da diagramação, também trabalha na criação de artes das publicidades para o jornal, site, redes sociais e gráfica e conta ainda com a assistência do auxiliar em arte final, Jean Rocha Ribeiro.

Todos os serviços contam com o auxílio da secretária Nikelli Zanini, que também realiza vendas e atendimentos. A sócia proprietária Patrícia Rocha é responsável pelo departamento comercial da empresa e pela produção do suplemento mensal: Jornal A Gazeta Educação.

Gráfica A Gazeta

À medida que o Jornal A Gazeta foi crescendo, foram aparecendo demandas para o serviço gráfico, com a impressão de convites e panfletos. Conforme conta Clésio Ribeiro, em 1996, as máquinas da gráfica já estavam velhas e apontava a necessidade da aquisição de novos equipamentos.  Uma das máquinas de linotipo foi doada ao Museu de Amambai José Alves Cavalheiro, como material histórico de exposição.

Como ainda não era possível adquirir novas máquinas, a impressão do jornal foi terceirizada por empresas de outras cidades, durante seis meses. Em 1997, o Grupo A Gazeta investiu em novos equipamentos de impressão e adquiriu a Hamada 700, com a qual passou a imprimir o jornal e diversos materiais gráficos de toda a região. A demanda de impressão foi aumentando ao longo dos anos e hoje a Gráfica, que tem como gerente, André Foralosso, é especializada na impressão de jornais, revistas, cartazes, tablóides, folderes, pastas, cartões e similares e conta com clientes dos mais variados setores e localidades do Mato Grosso do Sul.

A Gráfica A Gazeta foi a primeira do interior do Estado a adquirir uma impressora 04 cores, que proporciona um diferencial na qualidade dos materiais impressos.

Confira todos os colaboradores da Gráfica A Gazeta:

André Foralosso: Gerente

Paulo Venialgo, Christian Pereira e Carlos Nascimento: Desenvolvem funções de acabamento gráfico, como corte, dobra e empacotamento.

Júnior Alvarenga, Jonathan Lescano e Eduardo Alvarenga: Impressores

Mateus Rocha Lopes: Assistente da impressão.

Série A Gazeta 24 Anos

Na próxima terça-feira, dia 26, encerramos a série Gazeta 24 anos com uma edição impressa especial, que reunirá alguns fatos históricos noticiados durante esses anos. Acompanhe!

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete