27.4 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Caravana da Saúde Indígena atendeu mais de 3 mil pessoas

2018-06-19 10:10:00

Vilson Nascimento

Uma ação sem precedente na história do município, a Caravana da Saúde Indígena (CSI), promovida pelo Governo do Estado em parceria com a prefeitura local, atendeu mais de 3 mil pessoas no final de semana, em Amambai.

Os atendimentos em várias especialidades médicas, incluindo, pediatria, neuropediatria, urologia, eletroencefalograma, eletrocardiograma, dermatologia, prevenção ao câncer, odontologia e cirurgias eletivas, entre outros, começou na sexta-feira (15) e se estendeu até o final da manhã do domingo, dia 17 de junho, na aldeia Amambai.

Além de moradores das três comunidades indígenas de Amambai, as aldeias, Amambai, Limão Verde e Jaguary, a ação também contou com pacientes de aldeias de outros oito municípios da região, Aral Moreira, Laguna Carapã, Coronel Sapucaia, Iguatemi, Paranhos, Japorã, Tacuru e Caarapó.

Na manhã do sábado, dia 16 de junho, o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, acompanhado pelo prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Bandeira, que é médico ortopedista, por vereadores do município, deputados e prefeitos, entre eles os prefeitos Vanderlei Bispo, de Japorã, Agnaldo dos Santos, o “Léo”, de Eldorado e Mário Valério, de Caarapó, esteve visitando o hospital de campanha montado na reserva indígena e acompanhando de perto o trabalho dos profissionais.

Segundo o prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Bandeira, após o atendimento da Caravana no município, serão realizados os atendimentos pós-caravana, em atenção a aqueles pacientes que vão necessitar de encaminhamentos ou tratamentos continuado.

Outros atendimentos

Durante o atendimento da Caravana na aldeia Amambai, que teve como público-alvo exclusivamente a população indígena, também foram prestados outros tipos de assistência como a emissão de carteiras de trabalho, registros de ocorrências e atendimento a mulher, orientação sobre o trânsito e inclusive a realização de casamentos e outras ações no campo jurídico, proporcionadas por meio de uma unidade móvel do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ/MS) em parceria com Defensoria Pública, em Amambai.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Enquete