26.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Fetran começa hoje em Amambai

2018-05-29 10:29:00

Nesta Segunda e Terça-feira, 29 e 30  de Maio, estudantes de Amambai se apresentam no palco do maior festival estudantil de teatro do Brasil, o Festival Estudantil Temático de Teatro para o Trânsito (Fetran), Etapa Capey.

A cerimônia de abertura acontece dia 29 a partir das 19h no Centro de Tradições Gaúchas (CTG), onde serão apresentadas as peças teatrais, que tem como objetivo principal, a conscientização no trânsito.

O evento é promovido pela 3ª Superintendência Regional da PRF (Polícia Rodoviária Federal) em Mato Grosso do Sul, e da Prefeitura Municipal de Amambai, através da Semed (Secretaria Municipal de Educação) e da Sedesc        ( Secretaria de Desporto e Cultura). Estão a frente do Projeto, o Professor Luiz Claudio Ferreira, e a atriz e diretora geral dos espetáculos, Alessandra Tavares.

As escolas municipais Maria Bataglin, Flavio Derzi, Mitã Rory, Julio Manvailer, e as Estaduais Coronel Felipe de Brum, e Guarani-Kaiowá são as representantes da Cidade Crepúsculo no festival, que chega a sua 9ª edição.

As peças teatrais de Amambai concorrem com peças das cidades de Sete Quedas, Mundo Novo, Eldorado, Naviraí, Nova Alvorada e Nova Andradina. São mais de 50 espetáculos da Etapa Capey, onde a comissão julgadora define os três melhores espetáculos, nas categorias Infantis, Infanto Juvenil e Juvenil o melhor ator, melhor atriz, melhor texto, melhor sonoplastia e cenário. Os três melhores espetáculos de cada região do Estado disputam a final Estadual em Campo Grande no Teatro Glauce Rocha.

 São julgados os seguintes critérios: Técnicas das artes cênicas, que envolve desenvoltura e posicionamento em palco, clareza e impostação vocal, uso adequado do cenário, som e iluminação; Pedagógicos, envolve interpretação que não agrida aos princípios morais de cidadania, pesquisa bem elaborada sobre os assuntos a serem tratados na peça; Legais, primando pelas normas que regem o trânsito brasileiro ao confeccionar o texto e o cenário, exceto se for intencional fazer referência ao não cumprimento de determinada norma de trânsito.

“Amambai já coleciona títulos de melhores espetáculos Estaduais em todas as categorias, e também prêmios de melhor ator, atriz, texto e cenário. Com certeza este será mais um ano de sucesso, entre espetáculos de humor e drama, pretendemos usar a arte teatral através da cultura e educação para transformar atitudes e salvar vidas!” diz a secretária de Desporto e Cultura Lígia Borges.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete